Motosserra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Uma motosserra

A motosserra é uma serra acionada por um motor, muito utilizada na poda e corte de árvores. Em casos de queda de árvores em vias públicas, os bombeiros fazem uso de motosserras para cortar seus galhos e troncos, dividindo-as assim em várias toras menores para facilitar a retirada e desobstrução da via.

É composta normalmente por um motor a dois tempos a gasolina e uma corrente acoplada ao mesmo; o motor faz girar a corrente que possui dentes cortantes. Ela deve ser manuseada sempre por pessoa experiente por se tratar de uma ferramenta cortante e de alto grau de periculosidade. O funcionamento da corrente da motosserra foi desenvolvido por Joe Cox e é baseado na larva do besouro da madeira, que tem dois cortadores: enquanto um está cortando o outro está calibrando a profundidade.[1]

Motosserra na cultura popular[editar | editar código-fonte]

A corrente com dentes cortantes da motosserra.

A motosserra é muito associada a filmes de terror como The Texas Chain Saw Massacre (em português: O massacre da serra elétrica; nome um tanto quanto irônico já que a serra no caso não é elétrica e sim movida por um motor à combustão). Também são comuns paródias com a serra elétrica em desenhos animados. Nos jogos eletrônicos de tiro em primeira pessoa, é uma arma muito popular, como em Doom. No jogo MadWorld a motosserra é a principal arma utilizada pelo jogador. No Brasil, também está associado ao episódio de assassinato conhecido como "O crime da motosserra", atribuído ao ex-deputado federal Hildebrando Pascoal.

Referências

  1. MACHADO, C. C. Colheita Florestal UFV 2008 http://www.editoraufv.com.br/?pg=show_produtos&util=1&item=526
Ícone de esboço Este artigo sobre ferramentas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.