Mousepad

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O mousepad em azul.

Um mousepad (também chamado de tapete ou esteira do mouse ou rato) é uma superfície para realçar o movimento de um mouse (ou rato) do computador.

História do mousepad[editar | editar código-fonte]

A primeira publicação sabida que menciona um mousepad, cojín de rato ou tapete de rato está numa edição do jornal de divulgação da Xerox, por Armando M. Fernandez, em 1979. [2] O rato do computador tinha sido melhorado naquele tempo para incorporar uma esfera de aço rolante como um trackball de cabeça para baixo. Entretanto, os restos ainda coletados de aço da esfera, fazendo com que os rolos internos furem e saltem, e fazendo com desse modo que o movimento do ponteiro torne-se errante e impreciso na exposição.

O mousepad provou-se em máquinas pré-existentes tais como o Alto I da Xerox (construído aproximadamente 1973), e a estação de trabalho do escritório da Star 8010 da Xerox na década de 1980. Os primeiros tapetes para o rato consistiram em um material de borracha da superfície da folha de silicone fixado a uma prancheta retangular com o mesmo material de borracha da folha do silicone fixado no fundo da prancheta como anti-deslizante os pés. A superfície de borracha do silicone foi requerida para desenvolver a tração necessária para que a rolo-esfera de aço execute eficazmente. Em uma estadia mais atrasada a superfície emborrachada do silicone foi incorporada como uma cobertura protetora sobre a esfera de aço do rolo, a fim de melhorar a tração necessária.

Os três benefícios os mais importantes da introdução do tapete do mouse eram uma velocidade mais elevada, uma maior precisão e um conforto para o usuário. Um benefício secundário mantinha a superfície da mesa ou da tabela de ser riscado e desgastar pelo movimento contínuo de fricção da mão e do rato. Um outro benefício era a redução da coleção dos restos sob o rato, que resultou no tremor reduzido do ponteiro na exposição.

Quando os ratos óticos foram introduzidos no mercado, requereram mousepads especiais com testes de padrões óticos apropriados, à diferença das propriedades mecânicas dos tapetes para ratos de esfera.

Tipos[editar | editar código-fonte]

Existem dois tipos de mousepad: o de plástico ou o de tecido. Às vezes usam-se tapetes metálicos para ratos ópticos mais antigos. Os mouses óticos mais recentes não requerem o uso do mousepad na maioria das superfícies. As almofadas especializadas são usadas quando a exatidão extra é necessária.

Desenho técnico[editar | editar código-fonte]

Originalmente os mousepads estavam disponíveis em uma forma retangular simples. Em anos recentes, estiveram disponíveis em muitos formas e designs. Os desenhos ergonômicos estão disponíveis com descansos internos do pulso. As companhias dão freqüentemente tapetes ausentes para razões promocionais, e os fabricantes de computador incluem freqüentemente um mousepad com seu logotipo nele, geralmente com informação da sustentação técnica. Muitos artistas publicaram seus trabalhos em mousepads. A maioria de usuários tratam os tapetes de rato como um acessório desnecessário e um artigo barato. Entretanto, há uma tendência crescente, especial com gamers (praticantes de jogos em vídeo), para almofadas de mouse de qualidade elevada. Há agora uma variedade razoavelmente grande do "mousepad da classe gaming" de qualidade elevada. No começo, havia somente três tais fabricantes: Everglide (provavelmente o primeiro a vir no mercado), seguido de perto por indústrias funcionais, e Ratpadz (feito pela [H]ard|OCP).

Em 2005 diversas outras companhias seguiram o modelo, tais como Steelpad, Icemat, Razer, Qpad, Corepad, Xtracpads, X-Ray, Gamerzstuff, e Allsop. Estas almofadas estão disponíveis em uma variedade grande dos tamanhos para servir os ajustes diferentes da sensibilidade que os gamers escolhem. Uma das almofadas maiores no mercado, o Everglide Titan, tem 44cm maciços por 35cm. Como a jogabilidade do computador pessoal ganha maior relevo como um esporte, e os jogadores profissionais continuam a emergir, esta tendência pode continuar por algum tempo.

Materiais[editar | editar código-fonte]

Tipicamente, os mousepads modernos são feitos com borracha de espuma. Entretanto, outros tipos estão disponíveis; alguns são feitos da tela ou dos pneus de borracha reciclada, por exemplo. As esteiras de rato com jogabilidade de qualidade elevada são feitas geralmente de plástico. Entretanto, algumas companhias manufaturam tapetes de outros materiais, tais como o vidro, o alumínio, o couro, a cortiça e o aço inoxidável.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Mousepad
Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.