Moustier-Ventadour

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Moustier-Ventadour
  Comuna francesa França  
Símbolos
Brasão de armas de Moustier-Ventadour
Brasão de armas
Localização
Moustier-Ventadour está localizado em: França
Moustier-Ventadour
Localização de Moustier-Ventadour na França
Coordenadas 45° 23' 46" N 2° 06' 20" E
País  França
Região Nova Aquitânia
Departamento Corrèze
Características geográficas
Área total 29,85 km²
População total (2018) [1] 525 hab.
Densidade 17,6 hab./km²
Código Postal 19300
Código INSEE 19145

Moustier-Ventadour é uma comuna francesa na região administrativa da Nova Aquitânia, no departamento de Corrèze. Estende-se por uma área de 29,85 km². Em 2010 a comuna tinha 525 habitantes (densidade: 17,6 hab./km²).[1]

História[editar | editar código-fonte]

Moustier-Ventadour é a comuna em que se encontra atualmente o castelo de Ventadour. Esta construção foi a sede de um viscondado desde o fim do século XI até 1350, quando foi transformado em condado por Filipe de Valois.

Moustier-Ventadour foi um monastério da Ordem de Cluny, reconhecido depois do século XII. A capela da vila conserva o traço de uma porta que permitia aos monges dirigir-se aos ofícios. As construções do convento desapareceram completamente.

Sob a Revolução Francesa, em obediência a um decreto da Convenção, a comuna teve seu nome alterado para Moustier-la-Luzège.

Monumentos[editar | editar código-fonte]

O castelo de Ventadour, que domina as gargantas do rio Luzège, foi construído no século XII por Ebles de Comborn. Durante mais de um século, ele foi um importante ambiente de criação artística occitana. O visconde Eble II era considerado um mestre (trovador), e foi em sua escola que se formou Bernart de Ventadorn.

A fortaleza foi tomada e parcialmente destruída pelos ingleses durante a Guerra dos Cem Anos.

Abandonada no século XVIII, ela permaneceu totalmente em ruínas até 1969, quando se iniciaram os trabalhos de consolidação. Ela está atualmente em reconstrução e restauração.

Referências

  1. a b «Populations légales 2018. Recensement de la population Régions, départements, arrondissements, cantons et communes». www.insee.fr (em francês). INSEE. 28 de dezembro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.