Movimento cultural

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde novembro de 2014). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.

Um movimento cultural é uma mudança no modo como diferentes disciplinas (artísticas, científicas, filosóficas, etc.) encaram o seu trabalho. É, em grande medida, uma distinção artificial, uma vez que raramente existe uma quebra radical, deliberada e consciente, antes as mudanças se processam lentamente e quase de forma inconsciente.

Grosso modo, a lista que se segue inclui os movimentos culturais mais importantes da civilização ocidental, desde a antiguidade até aos nossos dias. Todos estes movimentos podem subdividir-se em sub-movimentos específicos, ou adoptam características únicas segundo cada uma das disciplinas que afectam.

Período clássico (greco-romano)
Românico
Gótico
Nominalismo
Trovadorismo
Humanismo
Renascimento
Maneirismo
Barroco
Rococó
Neoclassicismo ou Arcadismo
Romantismo
Realismo
Naturalismo
Parnasianismo
Simbolismo
Arte Nova ou Art noveau
Modernismo
Pós-modernismo

Ver também[editar | editar código-fonte]