Movimento dos Focolares

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção necessita de referências de fontes secundárias fiáveis publicadas por terceiros (desde abril de 2014).
Por favor, melhore-o, incluindo referências mais apropriadas vindas de fontes fiáveis e independentes.
Fontes primárias, ou que possuem conflito de interesse geralmente não são suficientes para se escrever um artigo em uma enciclopédia.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares

O Movimento dos Focolares (do italiano: focolare: lareira, lar. casa) ou Obra de Maria é um movimento laico de inspiração cristã-católica fundado em 1943, em Trento, Itália, por Chiara Lubich. Vive o Ecumenismo, com adeptos em diversas confissões religiosas, ressaltando, entre outros princípios, a unidade.

História[editar | editar código-fonte]

Foi no tempo de ódio e de violência da Segunda Guerra Mundial que teve início este movimento de unidade e fraternidade universal.

Em 1943, Chiara Lubich com as suas primeiras companheiras, em Trento, redescobriu o Evangelho. Percebendo que tudo desmoronava com as bombas, perguntou-se se existiria algo que nenhuma bomba fosse capaz de destruir. Assim, descobre Deus-Amor. Juntas, Chiara e suas companheiras, atuavam o Evangelho no dia-a-dia, começando pelos bairros mais pobres da cidade e vivendo-o nos abrigos antiaéreos.

A vida delas, pessoal e coletiva, deu um salto de qualidade. Aquele primeiro grupo tornou-se logo um Movimento, que ao viver concretamente preceitos cristãos, budistas, hinduístas, se espalhou inicialmente na Europa e, depois, no mundo.

Inicia-se assim uma nova corrente de espiritualidade baseada no amor evangélico, que suscitou um movimento de renovação espiritual e social: a espiritualidade da unidade, nitidamente coletiva e comunitária.

Tal espiritualidade gera um estilo de vida que, inspirando-se no Evangelho — sem se descuidar, pelo contrário, evidenciando valores paralelos em outras crenças e culturas — responde ao tão difundido questionamento sobre o sentido da vida e sua autenticidade, e contribui para a realização da paz e da unidade no mundo. Caem preconceitos e as sementes de verdade e de amor inerentes às diversas culturas tornam-se riqueza recíproca. Abrem-se novos horizontes nos diversos âmbitos da sociedade: cultura, política, economia, arte.

Movimento dos Focolares hoje[editar | editar código-fonte]

Embora hoje tenha-se distanciado a Segunda Guerra Mundial, o movimento busca, através de cidadelas espalhadas pelo mundo, trabalho coletivo e comunhão de bens de seus participantes, a construção de um Mundo Unido. Através desta espiritualidade, vivida nos mais diversos ambientes e culturas, abriram-se diálogos fecundos:

  • no mundo católico, com indivíduos e grupos, Movimentos e associações, para cooperar na consolidação da unidade;
  • com cristãos de diversas Igrejas para contribuir à plena comunhão;
  • com fiéis de várias religiões e pessoas de outras convicções, inclusive ateus, para caminhar rumo à fraternidade universal a que todos tendemos.

Este Movimento, pela variedade das pessoas que a compõem - jovens e adultos, crianças e adolescentes, famílias e sacerdotes, religiosos e religiosas de várias congregações/religiões e até bispos - cerca de 800, se articula em 25 ramificações.

Aos poucos, foram se desenvolvendo várias concretizações entre as quais, no campo da cultura, a escola Abba para a elaboração de uma cultura renovada; no da economia, o projeto por uma Economia de Comunhão, ao qual estão vinculadas mais de 800 empresas; pequenas cidades-testemunho, obras sociais, editoras e revistas.

Mariápolis[editar | editar código-fonte]

Existem em algumas partes do mundo, cidadelas conhecidas como Mariápolis que significa Cidade de Maria, onde se constrói o amor fraterno, são palcos de acontecimentos que marcam o Movimento dos Focolares, são as cidades permanentes da Obra. A primeira a ser construída foi Loppiano, na Itália. No Brasil estão localizadas na cidade de Vargem Grande Paulista a Mariápolis Ginetta, em Igarassu a Mariápolis Santa Maria e em Benevides a Mariápolis Glória. Mariápolis Lia está situada em meio ao Pampa argentino, a 3km de um pequeno povoado chamado O'Higgins.

Reconhecimento pontifício[editar | editar código-fonte]

O Movimento dos Focolares é reconhecido pelo Papa e está presente em mais de 182 nações.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Movimento dos Focolares