MV-Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Movimento Pela Valorização da Cultura, do Idioma e das Riquezas do Brasil, mais conhecido como MV-Brasil, foi um movimento nacionalista apartidário, fundado em 2 de novembro de 1999 pelo empresário Wagner Luiz de Vasconcelos junto com 11 amigos, no Rio de Janeiro, Brasil.

Wagner Luís de Vasconcelos decidiu criar o MV-Brasil como reação contra a construção de uma réplica da Estátua da Liberdade em frente ao New York City Center, um shopping center localizado no bairro carioca da Barra da Tijuca, o que para Wagner representava um marco do colonialismo cultural implantado em um dos pontos mais nobres da capital fluminense.

A ação mais visível do MV-Brasil foi a colocação de cartazes com frases de efeito (muitas delas cunhadas pelo próprio Wagner) em pontos estratégicos da cidade, sempre incitando à resistência contra a cultura americana.

Ideologia[editar | editar código-fonte]

O movimento não possui cunho xenófobo, nem prega a perseguição a minorias étnicas. Com base no estado do Rio de Janeiro, o movimento apoia também a valorização da cultura regional de outros estados, tendo se mobilizado contra a venda do Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. [1]

Há quem atribua ligações do movimento com o Integralismo.[2]

Em 2006, Wagner Luiz de Vasconcelos, fundador do MV-Brasil se candidatou a deputado federal do Rio de Janeiro pelo Prona de Enéas Carneiro,[3][4] um dos partidos que foi um dos escolhidos pelos integralistas após a redemocratização.[5]

Referências