Movimento sadrista

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Movimento sadrista é um movimento nacional fundamentalista islâmico do Iraque. Liderado por Muqtada al-Sadr, o movimento tem sua base de apoio em diversas camadas da sociedade do país, e especialmente entre a parcela mais pobre da população xiita. O responsável por estabelecer as metas e a filosofia do movimento foi Mohammad Mohammad Sadeq al-Sadr, embora Mohammad Baqir al-Sadr também tenha exercido uma influência importante.

O movimento é religioso e populista; sua meta é uma sociedade ordenada por meio de uma combinação de leis religiosas e costumems tribais. O Partido Islâmico da Virtude é um ramo menos do movimento sadrista que acabou por se tornar seu rival.

Durante as eleições regionais do Iraque de 2009 os sadristas concorreram sob a legenda Movimento Livre Independente, e receberam 9,8% dos votos, conquistando 43 de 440 assentos disponíveis, e chegando em terceiro lugar, perdendo apenas para a Coalizão do Estado da Lei e o Conselho Islâmico Supremo do Iraque.[1] [2]

Referências

  1. Final Provincial Election Results - Niqash. (em inglês)
  2. Preliminary Results Governorate Elections - Missão Assistencial das Nações Unidas para o Iraque (em inglês)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.