Movimiento V República

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Logo1 MVR.jpg

O Movimiento V República foi um partido político de esquerda da Venezuela, fundado por Hugo Chávez em 1997. Foi o maior partido do país entre 1998 até 2006, quando foi dissolvido para se juntar ao Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV).


Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


A ideología do MVR se basa nos ideais de Simón Bolívar, o bolivarianismo. A página do MVR mostra as imagens da Marcha contra o terrorismo e em defesa da PDVSA. o Movimento V República (MVR), é mais uma frente heterogênea de forças políticas e sociais, na qual se albergam desde setores nacionalistas e da esquerda tradicional até setores provenientes dos partidos hegemônicos do puntifijismo. Mas, ao contrário do que se estabelecia no sistema de partidos de Punto Fijo, no qual a fidelidade partidária era uma característica forte dos setores nucleados em torno de AD e Copei, tal fidelidade dos setores não se associa à instituição, o MVR, mas à própria figura de Chávez. Não havia “adecos” ou “copeianos”, tal como se denominava os setores e militantes dos dois grandes partidos de Punto Fijo. Existe, ao contrário, uma militância e uma identificação política e eleitoral meramente chavista.