Movimiento V República

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Logo1 MVR.jpg

O Movimiento V República diferente do chamado "Lulismo" que o é diferente inclusive de quem o criou que o foi Luiz Inácio Lula da Silva, no Brasil, que tem existência autônoma e bem diferente do chamado "Petismo" do Partido dos Trabalhadores, segundo estudos comparativos de historiadores políticos da Universidade de Brasília e Campinas em São Paulo e Universidade de São Paulo, sendo tese de mestrado e doutorado, que o tem mais em conta como "seita, seguir - em - grupo", sendo um partido o chamado "Bolivarismo", presente na Bolívia portanto ainda hoje e teve o nascimento em um partido político de "esquerda - direita" da Venezuela, fundado por Hugo Chávez em 1997. Foi o maior partido do país entre 1998 até 2006, hoje beirando aos minoritários, devido a condizir-se diferente dos ideais do fundador do chamado "Bolivarismo", quando foi dissolvido para se juntar ao Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) pois o era de esquerda - direita radical.

A ideología do MVR se basa nos ideais verdadeiros de Simón Bolívar, o chamado bolivarianismo, estudado nas Academias Militares do mundo inteiro. A página do MVR mostra as imagens da Marcha contra o terrorismo e em defesa da PDVSA.

O Movimento V República (MVR), é mais uma frente heterogênea de forças políticas e sociais, na qual se albergam desde setores nacionalistas e da esquerda e de direita muitos radical e tradicional - conservador até setores provenientes dos partidos hegemônicos do puntifijismo. Mas, ao contrário do que se estabelecia no sistema de partidos de Punto Fijo, no qual a fidelidade partidária era uma característica forte dos setores nucleados em torno de AD e Copei, tal fidelidade dos setores não se associa à instituição, o MVR, mas à própria figura de Chávez/"Simom Bolivar - renascido", que não teve continuidade segundo os integrantes anteriores, tomando outros rumos. Não havia “adecos” ou “copeianos”, tal como se denominava os setores e militantes dos dois grandes partidos de Punto Fijo. Existe, ao contrário, uma militância e uma identificação política e eleitoral meramente "cravista", sem - Chaves(Bolívar).

Ícone de esboço Este artigo sobre política, partidos políticos ou um político é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.