Grupo Mowa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Mowa (empresa))
Mowa Mobile Wireless Applications
Slogan Think Mobile
Atividade Mobile Desenvolvedora de software Desenvolvedora Mobile Consultoria Mobile Telecom Conteúdo Digital Conteúdo esportivo
Fundação 2002
Sede Brasil São Paulo, Brasil
Locais Brasil Rio de Janeiro, Brasil
Pessoas-chave Gregorio Marin Jr.
Empregados 20
Produtos Desenvolvimento de aplicativos mobile, Consultoria, Telecom, Gestão de smartphones e linhas, SMS(Serviço de mensagens curtas)
Website oficial mowa.com.br

Mowa é uma empresa brasileira de desenvolvimento de software focada em soluções móveis, fundada em janeiro de 2002. A empresa iniciou suas atividades produzindo apenas soluções para o mercado B2B. Em 2006, nasceu a MowaSports, produzindo conteúdo esportivo, específico para celular. Em 2007, a empresa iniciou operações focadas em branding e marketing baseadas em mobile. No ano 2011, foi lançado o Universo.mobi ou Fábrica de Aplicativos, uma plataforma de criação de Apps para celulares, cujo projeto foi incubado pela Mowa. Em 2012, a empresa passou a atuar também na área social, com a criação do Mowa Social Office.

História[editar | editar código-fonte]

Fundado no início de 2002, a Mowa iniciou suas atividades com apenas uma unidade de negócio, a Mowa Telecom, focada em serviços B2B. Na época, a empresa especializou-se no desenvolvimento de software mobile e foram desenvolvidas soluções de sales force automation, stock control e gestão de linhas e aparelhos celulares corporativos.

No início de 2006, a empresa expandiu sua atuação passando a atender o mercado B2C, com a criação da Mowa Sports. Produzindo conteúdo esportivo desenvolvido para celular, a Mowa Sports desenvolveu wallpapers e ringtones, entre outras soluções.

Em 2007, já com o mercado B2C amadurecido e com base instalada de aparelhos apta a receber conteúdo pelo celular, a Mowa passou a atender também empresas buscando fazer marketing[1], relacionamento e construção de marcas através do celular.

Em 2011, a Mowa incubou o desenvolvimento da Universo.mobi ou Fábrica de Aplicativos, uma plataforma de desenvolvimento de Apps para celulares. A Fábrica de Aplicativos permite[2] que qualquer um desenvolva Apps gratuitamente e sem necessidade de programação[3].

No início de 2012, a Mowa expandiu sua atuação mais uma vez, criando uma unidade de negócio focada em fornecer tecnologia para fomentar e promover causas sociais, ecológicas e cidadãs, o Mowa Social Office.

A partir de 2015 a Mowa Sports desvincula-se do grupo por mudança de controle acionário e passa a ter operação independente.

Pesquisa da Mobilidade[editar | editar código-fonte]

Desde 2010, a Mowa lança uma pesquisa[4] anual que mapeia a presença móvel nas 500 de maiores empresas do Brasil. O índice, lançado no início do segundo semestre, fornece um raio-x do mercado mobile no Brasil. São consideradas as 500 de maiores empresas do Brasil, somadas ao setor bancário e segurador.

No índice, são consideradas as empresas que possuem as seguintes iniciativas móveis:

Aplicativos Criados[editar | editar código-fonte]

Principais Prêmios[editar | editar código-fonte]

Equipe recebendo o prêmio Tela Viva Móvel 2012
  • Vivo Awards 2004 - Case Vivo Diagnóstico
  • Brew Awards 2005 - Case Vivo Diagnóstico
  • Top de Marketing ADVB 2008 - Case Meu Carro
  • Tela Viva Móvel 2012[9] - Case Vivo Meu App

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]