Muçurana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo. Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma caixa taxonómicaClelia clelia
Clelia clelia

Clelia clelia
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Família: Colubridae
Género: Pseudoboa
Espécie: P. clelia
Nome binomial
Clelia clelia
Fitzinger, 1826

A muçurana (Cloelia cloelia [1] ), mais conhecida como cobra-do-bem ou cobra-preta, é uma serpente ofiófaga, isto é, é uma cobra que devora outras cobras[1] .

Etimologia[editar | editar código-fonte]

"Muçurana" origina-se do termo tupi muçu'rana, que significa "semelhante ao muçu"[2] .

Descrição[editar | editar código-fonte]

Seus hábitos foram descobertos pelo médico e cientista brasileiro Vital Brasil (1865-1950), pesquisador do ofidismo[1] . Vital Brazil apresentou, em uma conferência em 1915, um filme, de 1911, mostrando a luta de uma muçurana contra uma jararaca[3] .

Sua dieta é composta de cobras não peçonhentas e cobras peçonhentas como jararacas, cascavéis etc. Ao serem devoradas, essas cobras picam diversas vezes a muçurana, mas o veneno dessas cobras não tem efeito contra ela. A única cobra que a mata é a cobra-coral.

Referências

  1. a b c Livro "À sombra do pântano", citado em http://usuarios.cultura.com.br/jmrezende/vitalbrazil.html, Providencial coincidência na história do ofidismo
  2. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.1 167
  3. Filmes do Cinema Mudo Paulistano - 1910 a 1915, site www.almanack.paulistano.nom.br