Mu Torere

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mu Torere

Mu Torere é um jogo de tabuleiro jogado principalmente pelos povos Maori da costa leste do Norte da Nova Zelândia. É um dos dois jogos de tabuleiro conhecidos que são jogados pelo povo Maori antes de seu país tornar-se parte do Império Britânico.

O chefe dos Ngati Haua, Tamihana Te Waharoa, supostamente desafiou o governador George Grey para uma partida de Mu Torere, com o país inteiro como prêmio para o vencedor, mas Grey recusou.1

Regras[editar | editar código-fonte]

É um jogo muito simples, do qual participam dois jogadores, cada um com quatro peças. O tabuleiro tem um formato de estela de oito pontas, possui nove casas (oito nas pontas e uma no centro) interligadas entre si.

O objetivo é bloquear o movimento das peças adversárias impedindo o acesso a uma casa adjacente que esteja vazia.

As peças são distribuidas entre as casas (chamadas kewai) nos oito pontos finais da estrela, com a casa central (chamada putahi) ficando vazia. Só é permitido ocupar a casa central quando não haja outra casa disponível, e não é permitido saltar por sobre as peças. A saída efetua-se com uma peça contigua as peças do oponente.2 Os jogadores só podem mover-se para um kewai adjacente e só passar para o putahi se a peça está ao lado de um de seus oponentes. O vencedor é o jogador que bloqueia todas as peças de seus oponentes, impedindo-as de se mover.

Referências

  1. A. W. Reed and Buddy Mikaere (2002)."Draughts". Taonga Tuku Iho: Illustrated Encyclopedia of Maori Life. p. 54. ISBN 1-877246-90-5
  2. http://ticasdematema.blogspot.com/2009/01/mu-torere.html
Ícone de esboço Este artigo sobre Jogos de tabuleiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.