Anexo:Lista de personagens da série Dune

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Muad'Dib)
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este anexo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde novembro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Esta é uma lista de personagens da série de livros Dune, de Frank Herbert.

Alia Atreides[editar | editar código-fonte]

Alia Atreides (10.191 - 10.217 AG) aparece nos três primeiros livros da série: Duna (1965), O Messias de Duna (1969) e Os Filhos de Duna (1976)

Alia, filha de Leto Atreides e Lady Jessica e irmã de Paul Atreides, nasceu no planeta Arrakis assim que sua mãe tomou a água da vida oferecida pelos fremen, o que lhe concedeu os dons de uma Bene Gesserit, e tem papel importante no desenrolar dos fatos que culminam com a vitória de seu irmão sobre as legiões Sardaukar, tropas de assalto do Imperador Padishah Shaddam IV.

No Cinema, foi interpretada por Alicia Witt, no filme Duna, de David Lynch.[1]

Chani[editar | editar código-fonte]

Chani Liet-Kynes, também conhecida como Lady Chani Atreides, concubina do Imperador Paul Atreides.

Filha única de Liet-Kynes, planetologista imperial, Chani foi criada entre os Fremen. Paul Atreides tinha sonhos prescientes com ela antes mesmo de se conhecerem. Quando Paul é aceito entre a tribo de Stilgar, ele e Chani se tornam amantes - Chani eventualmente dá à luz um herdeiro Atreides, Leto, que, ainda um bebê, é cruelmente assassinado quando tropas Harkonnen atacam o sietch.

No final de Dune, Chani aceita o destino de Paul e não se opõe ao casamento dele com a filha mais velha do Imperador, a Princesa Irulan, com a certeza de que é o único modo dos Atreides chegarem ao trono. Ainda assim, para a surpresa de Chani, Paul promete que, embora Irulan seja sua esposa, Chani é que será sua mulher.

Chani nunca usa o nome Atreides de Paul, referindo-se a ele como Muad'Dib ou Usul.

Em Dune Messiah, o segundo livro da série de Frank Herbert, a fonte de preocupações de Chani está em sua incapacidade de produzir herdeiros para Paul. Ciente de que um filho é crucial para a continuidade do governo dos Atreides, Chani prova sua devoção ao sugerir que Paul permita que Irulan gere a criança. Paul recusa, e garante que Chani lhe dará o único herdeiro que ele deseja.

Quando é descoberto que Irulan vinha administrando veneno nas refeições de Chani, o que provocava a esterilidade, a concubina imediatamente inicia uma dieta especial Fremen à base de especiaria. Em pouco tempo ela se vê grávida de gêmeos, uma gestação que se desenvolve a ritmo alarmante.

No final do livro, Chani morre depois do parto das duas crianças, Leto II e Ghanima, confirmando uma das visões de Paul - a morte de sua mulher a favor do Caminho Dourado.

No Cinema, foi interpretada por Sean Young, no filme Duna, de David Lynch.[1]

Feyd-Rautha[editar | editar código-fonte]

Feyd-Rautha é um jovem ambicioso, sobrinho do Barão Vladimir Harkonnen e irmão de Glossu Raban. Umas das partes mais interessantes do livro em que ele aparece, é quando, ele luta contra um escravo não drogado, com duas facas (um punhal e uma espada envenenada), em seu décimo sétimo aniversário. Feyd possuia um belo porte e uma agilidade imensa para lutar, mas, ele não tinha calma, por isso, Paul Atreides, matou-o.

No Cinema, foi interpretado pelo músico do The Police Sting, no filme Duna, de David Lynch.[1]

Ghanima Atreides[editar | editar código-fonte]

Ghanima Atreides, filha de Paul Atreides e sua concubina, Chani, Irmã de Leto Atreides II. Fisicamente, Ghani, como é apelidada, é descrita sendo a imagem da própria mãe, Chani. Quando no útero materno, ela e o irmão, Leto, tiveram a consciência despertada por causa do excesso de especiaria que Chani vinha ingerindo através da dieta Fremen de fertilidade.

Como o irmão e sua tia, Alia, Ghanima veio ao mundo uma pré-nascida, capaz de suportar dentro de si memórias de todas as suas antepassadas. Graças a esse dom, os gêmeos Atreides são temidos tanto quanto respeitados pelas principais organizações do império.

Leto Atreides[editar | editar código-fonte]

Leto Atreides conhecido como Duque Leto, é o líder da Casa Atreides, sendo um nobre herdeiro do título de Duque. Leto possui uma concubina, Lady Jessica, mas não uma esposa. Isto se deve ao costume entre a nobreza de reservar o casamento para uma eventual manobra política ou de interesses econômicos. O jovem Paul Atreides é o seu único filho e herdeiro.

Leto é gentil e leal, e valoriza a honra acima de tudo, como valor primordial da Casa Atreides.

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

No desenvolvimento da história é mostrado que a transferência da Casa Atreides para o planeta Arrakis foi um estratagema do Imperador e da Casa Harkonnen para acabar com os Atreides. Numa cilada planejada detalhadamente, o Duque é preso pelo traidor Dr. Yueh e levado ao Barão Harkonnen. Leto tenta matar o Barão com um dente envenenado implantado por Yueh, mas o escudo do Barão acaba salvando-o. Leto morre nesta tentativa.

Paul Atreides, em homenagem a seu pai, dá aos seus filhos o nome de Leto Atreides. Seu primeiro filho é morto antes de completar 1 ano, por tropas Sardaukar, enquanto o segundo filho, o irmão gêmeo de Ghanima, se torna imperador e governa Arrakis por um longo período.

No Cinema, foi interpretado por Jürgen Prochnow, no filme Duna, de David Lynch.[1]

Liet-Kynes[editar | editar código-fonte]

Liet-Kynes, é um planetólogo do planeta Arrakis e homem do imperador, juiz na transição de poder em Arrakis.

Dr. Kines é secretamente um fremen a quem chamam de Liet, o que prepara a chegada do Madih, o messias, o que trará liberdade aos fremen.

Liet, na derrubada dos Atreides é feito refém e morre vítima dos mercenários Harkonen.

É também o pai de Chani e avô de Leto II o Imperador Deus do Universo.

No Cinema, foi interpretado por Max von Sydow, no filme Duna, de David Lynch.[1]

Paul Atreides[editar | editar código-fonte]

Paul Atreides é o personagem principal do romance Duna, escrito por Frank Herbert. É também chamado Mahdi, Muad'Dib e Usul. Paul é o herdeiro do Duque Leto Atreides, possui apenas 15 anos no começo do livro. Como filho da nobreza, Paul é um jovem educado em todas as áreas do conhecimento, e treinado nas diversas técnicas de luta corpo-a-corpo apresentadas em Duna. Ele, além de excelente lutador, possui condicionamento Mentat e Bene Gesserit.

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

O livro atribui as características brilhantes de Paul ao fato dele ser o fruto não esperado do programa de seleção genética milenar das Bene Gesserit. Sua mãe, a concubina do Duque Lady Jessica, foi instruída a gerar uma filha que deveria se casar com Feyd-Rautha Harkonnen. Mas desobedeceu a ordem em razão de sua paixão pelo Duque, que desejava um herdeiro. O produto final dessa seleção, chamado de Kwisatz Haderach, deveria ser o filho da união entre os Atreides e os Harkonnen. Mas devido à desobediência de Lady Jessica, essa característica acaba se manifestando em Paul. Ele torna-se assim um herói sem igual na ficção científica. Dotado de presciência e mais tarde, da memória genética de todos os seus antepassados.

O destino de Paul é inevitável, acaba por se tornar um líder religioso, político e militar dos nativos do planeta Duna, os fremen. Junto com eles, Paul vence os terríveis Sardaukar, tropas de assalto do Imperador Padishah Shaddam IV, casa-se com a Princesa Irulan e assim conquista o trono imperial.

Já no livro O Messias de Duna, ele é apresentado como um imperador comandante em uma sangrenta jihad ao redor do universo conhecido. Os fremen, nativos do planeta, transformaram-se em seguidores fanáticos de Paul, e espalham a sua religião na galáxia.

No Cinema, foi interpretado por Kyle MacLachlan, no filme Duna, de David Lynch.[1]

Ícone de esboço Este anexo sobre ficção científica e fantasia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. a b c d e f www.adorocinema.com. Duna. Página visitada em 27/11/2013.