Muchachitas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Muchachitas
Garotas Bonitas (BR)
Garotas Bonitas.JPG
Logotipo oficial da trama
Informação geral
Formato Telenovela
Duração 45 min. (aprox.)
País de origem  México
Idioma original Espanhol
Produção
Diretor(es) Alfredo Gurrola
José Ángel García
Produtor(es) Emilio Larrosa
Elenco Alejandro Camacho
Kate del Castillo
Roberto Palazuelos
Tiaré Scanda
Sergio Sendel
Itatí Cantoral
ver todos
Tema de abertura Muchachitas
Tema de
encerramento
Muchachitas
Exibição
Transmissão original México 24 de junho de 1991México 27 de março de 1992
N.º de temporadas 4 no Brasil: 1
N.º de episódios 200 no Brasil: 64
Cronologia
Último
Último
Alcanzar una estrella II
Baila conmigo
Próximo
Próximo

Muchachitas (no Brasil: Garotas Bonitas) foi uma telenovela juvenil mexicana produzida pela Televisa e exibida entre 24 de junho de 1991 e 27 de março de 1992.

Foi protagonizada por Cecilia Tijerina, Tiaré Scanda, Kate del Castillo e Emma Laura, e como antagonistas Alejandro Camacho, Pillar Pellicer e Kenia Gascón.

Destaque também para as novas protagonistas: Tere Salinas, Yolanda Ventura, Lorena Herrera, Itatí Cantoral, para o elenco protagonista masculino composto por: Ari Telch, Héctor Soberón, Charlie Massó, Sergio Sendel, Diego Schoening, Roberto Palazuelos e para os atores Laura León, Jorge Lavat, María Rojo, July Furlong, Tina Romero e Antonio Medellín que ficaram com os demais papéis.

O tema de abertura da novela foi cantado por Lorena Tassinari tendo o mesmo nome que a trama, mas no brasil a abertura foi editada e trocada pela música: Amigas cantada pela apresentadora Eliana.

Foi e ainda é um grande sucesso televisivo, entrou para a lista das novelas mexicanas dos anos 90 que marcaram época.

No Brasil, a trama foi exibida pelo SBT, entre 2 de março e 31 de maio de 1993. E pela TLN em duas ocasiões em 2011 e 2013.

Sinopses[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Quatro meninas de diferentes classes sociais pretende entrar na "Oficina de Artes Performativas", elas são Mónica, Elena, Letícia e Isabel, em suas sonhos para serem famosa, mas nem tudo é perfeito Federico Cantu que vai atrapalhar muitos os planos dessas jovens.

Federico Cantu é sobrinho de William Sanchez Zuniga e primo da Mônica, tem a confiança de seu tio, mas a sua ambição juntamente com sua mãe Martha, guiá-lo na preparação de um plano para acabar com com o seu tio e ficar com sua fortuna.

Para realizar seus planos, está aliado com o pai de sua namorada Margarida, principal concorrente de seu tio no campo de supermercados, para roubar as idéias de William e Rodrigo, ele culpa Rodrigo por espionagem industrial fato que o leva a cadeia, enquanto que William morre de um ataque cardíaco.

Federico conhece Leticia por intermédio de Monica, Leticia por interesse acaba seduzindo Federico por interessante, mas na verdade sente amor por Joaquin, que conhceu quando entrou na oficina de artes. Ao mesmo tempo, Monica começou um romance com Rodrigo, ex-namorado de Elena, que por sua vez é uma meia irmã Monica.

Perfil dos Personagens[editar | editar código-fonte]

Letícia Bustamante (Kate del Castillo) É a mais problemática das garotas bonitas, é pobre e finge ser rica com medo de que suas amigas a desprezem e até arranja problemas com Elena no início mas quando Mónica e Isabel deixam claro que não tem preconceitos tudo se concerta mas mesmo assim Letícia não muda o seu jeito travesso e bem humorado de ser aliás é a mais saidinha das garotas bonitas sempre dando em cima dos homens com suas roupas justas e apertadas para conseguir o que quer e faze-los de bobos.

Isabel Flores (Emma Laura) É a mais prudente das garotas bonitas tem uma inteligência extraordinária e corre atrás de seus sonhos de ser bailarina, é estudiosa, calma e sensata mas vê seus sonhos destruidos quando sua mãe morre de uma insuficiência cardíaca.

Elena Olivares (Tiaré Scanda) É a mais pobre das garotas bonitas, trabalha em vários bicos para sustentar sua mãe já que seu pai é um alcoólatra, tem muita experiência de vida, é realista e vivida.

Mónica Sanchez Zuñiga (Cecilia Tijerina) É a mais inocente das garotas bonitas apesar de ser rica, seu pai a trata como uma menina indefesa e sofre as provocações de Frederico e Margarida em sua própria casa, seu sonho é ser atriz.

Frederico Cantú (Alejandro Camacho)

É o primo mais velho de Mónica e grande vilão da trama é um egoísta que só pensa em si mesmo e em mais ninguém, traia sua namorada Margarida com Letícia e tenta reconquistá-la apesar de se odiarem.

Margarida Vilasseñor (Kenia Gascón)

É a grande vilã da trama, na oficina de artes sempre atrapalhava a vida das garotas bonitas a mando de Frederico, é fresca e mimada, de todas as 4 ela odeia profundamente Letícia por ser amante de seu namorado no passado, ao longo da trama levará boas surras de Letícia.

Joaquín Barbosa (Ari Telch)

Professor de dança da academia de artes que se deixa levar pelos encantos de Letícia, é um homem honesto, trabalhador e se conforma em seguir regras e obedecer sua superior, mas graças a sua namorada e seus amigos que adoram uma bagunça, o pobre coitado sempre se mete em uma enrascada.

Rodrigo Suaréz (Diego Schoening)

Jovem rico trabalhador e responsável que por culpa de Frederico é acusado de espionagem industrial e é preso perdendo assim seu namoro com Elena, mas quando ela sai da cadeia após descobrirem sua inocência descobre que Elena está com outro e agora começa uma relação com Mónica que sempre gostou dele.

Roger Guzmán (Roberto Palazuelos)

Bandido medíocre que vive assaltando casas alheias, seu alvo são meninas ricas na qual mente dizendo que tem trabalho para namorá-las e arrancar todo seu dinheiro, Mónica é uma de suas vítimas a quem magoou muito com a verdade, depois arma para cima de Lucia com quem se apaixona de verdade, se arrepende por seu passado e conta toda a verdade para a jovem, agora cabe a ela decidir o futuro dessa relação.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Kate del Castillo interpretou a divertida Letícia
Alejandro Camacho interpretou o serial killer Frederico
Ator Personagem
Alejandro Camacho Federico Cantú
Kate del Castillo Letícia Bustamante
Tiaré Scanda Elena Olivares Perez
Cecilia Tijerina Mónica Sanchez Zuñiga
Emma Laura Isabel Flores
Laura León Esther de Olivares
Jorge Lavat Guillermo Sanchez Zuñiga
July Furlong/Tina Romero Verónica Sanchez Zuñiga
Pilar Pellicer Martha Sanchez Zuñiga de Cantú
Anahí Betty Ortigoza
María Rojo Esperanza de Bustamante
Armando de Pascual Pancho Bustamante
Carlos Cardan Pepe Olivares
Antonio Medellín Alfredo Flores
Gabriela Araujo Carmen Marquéz
Diego Schoening Rodrigo Suaréz
Roberto Palazuelos Roger Guzmán
Ari Telch Joaquín Barbosa
Arturo Alegro Héctor Suaréz
Sergio Klainer Alberto Barbosa
Carlos Rotzinger Luis Villasseñor
Ana María Aguirre Constanza de Villasseñor
Ricardo Barona Abel
Carlos Miguel Óscar
Kenia Gascón Margarita Villasseñor
Karen Sentíes Renata
Lorena Herrera Claudia Villassñor
Yolanda Ventura Gloria
Itatí Cantoral Lucía Aguilera
Lorena Tassinari Lorena Pons
José Flores Rolando
Charlie Massó Mauricio Rubio
Sergio Sendel Pedro Ortizoga Domínguez
Héctor Soberón Víctor
Guillermo Orea Jr. Tolomeo
Tere Salinas Paola
Vanessa Villela Andrea de Ortigoza
Marigel Noemi
Mario Sauret Julio
Luis Cardenas Bernardo Trueba
Karina Castañeda Silvia Bustamante
Gloria Izaguirre Laura
María Prado Rosa Rodríguez
Mercedes Pascual Bertha
Amparo Garrido Aurora
Alejandro Villeli Don Lauro
Manolita Saval Enriqueta
Baltazar Oviedo Ángel Campos

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

  • Tiaré Scanda teve que se ausentar das gravações nos últimos capítulos da trama, porém o produtor Emílio Larrosa se livrou do problema colocando na novela uma cena em que Elena é atacada por Frederico e acaba em coma dando sentido a sua falta, no último capítulo ela reapareceu nas gravações para que sua personagem acordasse do coma profundo e sobrevivesse.
  • Uma novela de grande sucesso que iria ascender a carreira dos protagonistas, estranhamente as únicas que realmente triunfaram no mundo da televisão foram Kate del Castillo e Tiaré Scanda,Cecilia Tijerina muito conhecida nos Estados Unidos por atuar em vários filmes dos anos 90 teve que deixar a televisão para cuidar da família, e Emma Laura chegou a fazer alguns papéis e até interpretou Rosana a vilã da novela Marisol mas não teve tanto êxito quanto suas colegas.
  • Ao longo da trama (aproximadamente na terceira temporada) foram introduzidas novas garotas bonitas como protagonistas que foram: Itatí Cantoral(Lucia), Lorena Herrera(Claudia), Yolanda Ventura(Glória) e Tere Salinas(Paola); esta última sendo a mais inexpressiva de todas onde protagonizou uma cena absurda: mesmo sendo uma das protagonistas não conhecia direito as outras personagens e mesmo assim quando todas elas foram para cadeia acusadas de matarem Frederico, Paola também se comprometeu a assumir a culpa mutualmente para que todas protegessem umas as outras.
  • O Tvy novelas do méxico premiou Tiaré Scanda como a mais cativante das personagens da trama, há quem diga que isso causou inveja nas outras garotas.
  • O produtor Emilio Larrosa foi obrigado a esticar a novela, dando assim 4 temporadas todas com 50 capítulos cada uma, totalizando 200 capítulos ao todo.
  • No Brasil a trama sofreu muitos cortes e foi exibida em apenas 64 capítulos, mas não foi por falta de audiência, os cortes ocorreram porque a trama se destinava ao público adolescente abordando os temas de sexo e estupro fazendo com que no seu país de origem fosse classificada para maiores de 14 anos e que fosse apresentada no horário nobre. já o SBT exibiu a trama a tarde e colocou a classificação livre tendo assim cenas fortíssimas para o horário.
  • July Furlong pediu para sair da novela e foi substituida por Tina Romero, as duas interpretaram a personagem Verónica.

Sucesso e Repercussão[editar | editar código-fonte]

O sucesso de Garotas Bonitas foi notável uma história cheia de viajens, baladas, aventuras e busca pela fama identificou muito os jovens da época, enredo inspirado na produção americana Barrados no Baile. A trama teve vários pontos altos como a atuação de Alejandro Camacho como vilão e o elenco inesquecível contendo Laura León, foi dublada para ser exibida em 100 países diferentes e em nenhum teve a audiência pífia, afetando até as tendências de moda da época.

Prêmios e Indicações do TVy Novelas[editar | editar código-fonte]

Categoria Nomeado(a) Resultado
Melhor Telenovela Emilio Larrosa Venceu
Melhor Antagonista Alejandro Camacho Venceu
Melhor Antagonista Kenia Gascón Indicado
Melhor Protagonista Tiaré Scanda Venceu
Melhor Atriz Juvenil Kate del Castillo Venceu
Melhor Protagonista Ari Telch Indicado
Melhor Ator Juvenil Roberto Palazuelos Venceu
Melhor Atriz Laura León Venceu

Versões[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Muchachitas (em inglês) no Internet Movie Database

Ícone de esboço Este artigo sobre telenovelas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.