Mucormicose

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2009).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Mucormicose (também chamada de zigomicose) é uma doença causada pelos fungos Rhizopus arrhizus, Absidia corymbifera ou por espécies do gênero Mucor. Existe em todo o mundo, é transmitida pelos esporos produzidas pelas formas de vida livre presentes na terra. Nos doentes imunodeprimidos (com outras doenças, idosos, com SIDA/AIDS ou após transplantes) pode causar infecções pulmonares (tosse, expectoração, falta de ar); rinocerebrais (invasão do cérebro através dos seios nasais: especialmente em doentes com diabetes, sintomas neurológicos) que são potencialmente fatais ou disseminar-se por mais órgãos, produzindo um quadro clínico ainda mais perigoso. O tratamento é com anfotericina B e outros antifúngicos.

Ícone de esboço Este artigo sobre doenças é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.