Mufla elétrica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Mufla elétrica é uma terminação nos cabos de alta tensão[1] [2] , aplicada onde existe uma transição do tipo de isolamento. A rigor deve existir uma mufla em cada ponto de mudança de tipo de isolamento, mas na maioria das vezes a mufla está em uma transição de isolamento sólido (ou liquido) para ar.

O objetivo da mufla é fazer uma transição suave nos campos elétricos nestas transições, já que a simples interrupção do isolamento cria um estresse (linhas de campo muito densas) que danificam o isolamento naquela região (devido à brusca mudança de permeabilidade elétrica, que é muito diferente do isolante sólido para o ar).

Adicionalmente, as muflas são projetadas para fazer também a impermebilização no ponto de término do isolamento, para evitar a entrada de umidade, que também pode danificar o cabo naquele ponto.

Tambem chama-se mufla ao tipo de isolação aplicado em conexões de alta tensão em transformadores, elas tem uma cobertura metalizada e um revestimento isolante que reduzem o risco de ruptura do dielétrico principalmente em conexões subterrâneas.

Referências

  1. Muflas terminais primárias e terminações FUNDEC - Fundação Dracenense de Educação e Cultura
  2. Módulo: Montagem de terminações para cabos isolados – Saídas de Subestações COPEL - Companhia Paranaense de Energia
Ícone de esboço Este artigo sobre Eletricidade é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.