Maomé I (almóada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Muhammad an-Nasir)
Ir para: navegação, pesquisa

Muhammad an-Nasir (em árabe: الناصر لدين الله محمد بن المنصور; transl.: an-Nāṣir li-dīn Allah Muḥammad ibn al-Manṣūr; m. 1213) foi o quarto califa do Califado Almóada de Marrocos.

Jovem tímido e solitário, herdou do seu pai um império que mostrava sinais de instabilidade. Devido às vitórias de al-Mansur contra os reinos cristãos da península Ibérica, teve um período de calma temporária nessa frente e pôde concentrar os seus esforços contra os Banu Ghaniya, descendentes dos almorávidas. Estes pretendiam conquistar os territórios do norte de África que actualmente correspondem à costa ocidental da Líbia, à costa da Tunísia e à costa oriental da Argélia, mas Muhammad an-Nasir acabou por os derrotar.

Batalha de Navas de Tolosa. Pintura a óleo do século XIX, de F. P. Van Halen, exposta no Palácio do Senado em Madrid

Colocou o vizir Abu Muhammad ben ach-Chaykh Abi Hafs a governar essa região, o que acabou por levar ao nascimento da dinastia háfsida, que veio a suceder aos almóadas no norte de África e durou até 1574.

Virou então a sua atenção para lidar com a nova ameaça a al-Andalus, devida à cruzada proclamada pelo papa Inocêncio III. A coligação cristã foi liderada por Afonso VIII de Castela e teve a participação de Sancho VII de Navarra, Pedro II de Aragão e um exército de Afonso II de Portugal, para além das ordens militares de Santiago, Calatrava, Templários e Hospitalários, e de alguns cavaleiros leoneses.

A 16 de Julho de 1212 os cristãos infligiram uma pesada derrota ao exército muçulmano na batalha de Navas de Tolosa, e o seu avanço por al-Andalus só foi travado pela peste.

Muhammad an-Nasir voltou a Rabat para abdicar em favor do seu filho Yusuf al-Mustansir e acabou por morrer pouco depois, em cirsunstâncias duvidosas, provavelmente envenenado.

Vizires[editar | editar código-fonte]

Os vizires de Muhammad an-Nasir foram:

  • Abu Zayd ben Yujan (1198-1199) (أبو زيد بن يوجان; Abū Zayd ben Yūjān)
  • Abu Muhammad ben ach-Chaykh Abi Hafs (1199-1205) (أبو محمد بن الشيخ أبي حفص; Abū Muḥammad ben aš-Šayḫ Abī Ḥafs), fundador da dinastia háfsida
  • Abu Sa`id ben Jam`i (1205-1214) (أبو سعيد بن جامع; Abū Sa`īd ibn Jām`i)

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Histoire de l'Afrique du Nord, des origines à 1830, Charles-André Julien, 1994.


Precedido por
Abu Yusuf Ya'qub al-Mansur
Icone-Islam.svg
Califa almóada

1198-1213
Sucedido por
Yusuf al-Mustansir
Ícone de esboço Este artigo sobre reis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.