Mullingar

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mullingar
An Muileann gCearr
Mullingar logo.JPG
Lema: Rinné Colman gairé beag searbh
Les tours Christ le Roi Mullingar.jpg
As torres do Christ le Roi Mullingar.
Província Leinster
Condado condado de Westmeath
População (2006) 8 954 hab.
Altitude 101 metros
Localização de  Mullingar na Irlanda
53° 31' 32" N 7° 20' 27" O
Cidade da República da Irlanda Flag of Ireland.svg

Mullingar (An Muileann gCearr em irlandês) é um município da Irlanda situada no condado de Westmeath. Possui 8 954 habitantes (censo de 2006).

Em Mullingar foi onde o famoso irlandês Niall Horan, cantor da boyband One Direction, nasceu. Onde o mesmo é considerado o mais popular de seu município.

Mullingar (irlandês: An gCearr Muileann, que significa "o moinho canhoto") é a cidade do condado de County Westmeath na Irlanda. Os condados de Meath e Lei Westmeath (Henry VIII 34) de 1543, proclamou Westmeath (que então incluía Longford que se separou em 1586) a concelho, separando-a de Meath. Mullingar tornou-se o centro administrativo do Condado de Westmeath. A cidade foi originalmente chamado Maelblatha, e leva o nome moderno de um moinho observado na lenda de Colman de Mullingar.

A cidade teve uma tradição de gado de comércio até 2003, quando o seu mercado de gado foi fechado para o desenvolvimento de um sistema comercial e residencial misto chamado de Ponto do Mercado. Mullingar é famoso para os lagos vizinhos, Lough Owel, Lough Ennell e Lough Derravaragh que atraem muitos pescadores. Lough Derravaragh é mais conhecido por sua ligação com a lenda irlandesa dos Filhos de Lir. A cidade de Mullingar está ligado ao Lago Ennell via Canal do Lacy e do Rio Brosna.

Um dos principais produtos de exportação do Mullingar são itens de pewterware produzido pela empresa de Mullingar Pewter localizado perto da cidade. Genesis fine art também é produzido localmente e vendido em todo o mundo - uma de suas esculturas dos "peregrinos" domina a casa dispensário em Austin Frades St onde antes havia um agostiniano convento.

Três jornais servem a comunidade: o Tópico Westmeath, Mullingar o anunciante eo Westmeath Examiner, Mullingar também é servido pelo Midlands gateway, junto com Athlone e Tullamore..

Imagens[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Mullingar
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Irlanda é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.