Multi-Pointer X

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Multi-pointer X (MPX) é uma parte da X input extension e anteriormente uma modificação ao existente ao X.Org, e uma implementação do X Window System. MPX oferece múltiplos ponteiros independentes no nível de sistema de janelas. Estas indicações são todas ligadas a um computador. Ao contrário de muitas outras aplicações multi-ponteiros e toolkit, o MPX permite que muitas das actuais aplicações X11, rodem sem modificações, enquanto continua a fornecer recursos adicionais de entrada. Por exemplo, vários usuários podem operar simultaneamente diferentes aplicações ao mesmo tempo. Algumas aplicações não funcionam como o esperado devido a limitações nos kits de ferramentas que eles usam. As limitações são causadas ​​pelo facto de apenas um ponteiro existir.

Gerenciador de Janelas[editar | editar código-fonte]

Combinado com a prova de conceito do gerenciador de janelas MPWM, o MPX oferece recursos avançados tais como o movimento simultâneo ou redimensionamento de aplicativos de janelas, por anotação ponteiro por cima de uma aplicação e suporte de entrada restrita (controle de chão). Os aplicativos que estão cientes dos ponteiros extras também são capazes de fazer uso deles, como duas mãos em desenho.

História[editar | editar código-fonte]

MPX foi criado por Peter Hutterer em 2005-2008, como parte de seu PhD no Wearable Computer Lab sob a supervisão do Prof Bruce H. Thomas na Universidade da Austrália Meridional.

MPX foi incorporada a versão de desenvolvimento atual do X.Org em 26 de maio de 2008..[1]

Xinput2 (XI2), que é a versão oficial segunda API estável da X input extension, contém MPX e foi incorporada pela versão de desenvolvimento atual do X.Org em 3 de junho de 2009, [2] e lançado como parte do XServer 1.7 em 02 de outubro de 2009.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Hutterer P. and Thomas B. H., "Groupware Support in the Windowing System" In 8th Australasian User Interface Conference (AUIC2007), Ballarat, Vic, Australia, 30 Jan - 2 Feb 2007. W. Piekarski and B. Plimmer, Eds.
  1. Hutterer, Peter (26 de maio de 2008). «MPX has been merged». xorg (Lista de grupo de correio). Consultado em 14 de julho de 2008 
  2. Hutterer, Peter. «XI2 has been merged» (Lista de grupo de correio). Consultado em 11 de junho de 2009 
  3. Hutterer, Peter. «[ANNOUNCE] xorg-server 1.7.0» (Lista de grupo de correio). Consultado em 21 de abril de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]