MultiMediaCard

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cartão RS-MMC com adaptador

O MultiMediaCard, ou apenas MMC, é um tipo de cartão de memória.

Lançado em 1997 através de uma parceria entre a SanDisk e a Siemens, O cartão de memória MultiMediaCard é um dos menores existentes (24 mm x 32 mm x 1,4 mm) e mesmo assim é capaz de armazenar quantidades altas de até 2 GB.

Esse tipo de cartão foi desenvolvido inicialmente para telefones celulares e pagers, mas só se tornou conhecido e, conseqüentemente, utilizado em câmeras digitais, MP3Players e outros dispositivos, depois que a PalmOne o inseriu em seus handhelds (computadores de mão). O tipo de Flash geralmente utilizado no MMC é o NAND.

Hoje em dia (no Brasil pelo menos) cartões MMC são relativamente raros, dada a enorme popularidade dos cartões SD, um aperfeiçoamento dos MMC. Na prática cartões MMC e SD são praticamente intercambiáveis, pelo menos se os recursos mais avançados dos SD não forem utilizados (geralmente não são).

Variantes[editar | editar código-fonte]

eMMC[editar | editar código-fonte]

A arquitetura e•MMC coloca os componentes do MMC (controlador adicional de memória flash) em um pequeno BGA para uso em placas de circuito como um sistema de memória não-volátil embarcado.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre hardware é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.