Multi boot

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde dezembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Multi boot é um sistema que permite a escolha de um entre vários sistemas operacionais instalados num mesmo microcomputador quando o mesmo é ligado. Normalmente é chamado de dual boot pelo fato de que na maioria dos casos possui 'dois' sistemas operacionais. Nesta definição, considera-se "sistema" um conjunto de elementos que interagem. Desses elementos, é fundamental a existência de um programa gerenciador de boot (boot manager ou gerenciador de arranque) que permita a escolha do sistema operacional.

Um microcomputador com dois ou mais sistemas operacionais instalados, mas que não tem o gerenciador de boot, terá um sistema operacional "padrão" e poderá usar outro sistema operacional se o processo de boot for feito através de mídia removível. Neste caso, o microcomputador não tem (ou não é) dual boot.

Normalmente para se fazer isso é necessário que se instale primeiro o sistema operacional mais antigo, exemplo: Se você for fazer um dual boot com o Windows 98 e o Windows XP, é necessário que você instale primeiro o Windows 98 na partição 1 (C:) e depois o Windows XP na partição 2 (D:), porém isto não é necessariamente uma regra. Feito isso, toda vez ao iniciar o computador aparecerá uma lista para você escolher em qual sistema deseja entrar.

É possível instalar mais de um sistema operacional de categorias diferentes, como por exemplo o Windows e o Linux (e outros sistemas operacionais) em um mesmo HD (em partições diferentes, obviamente). Também é possível instalar uma distribuição Linux com vários kernels (com uma opção para cada núcleo no boot manager) ou várias distribuições Linux, cada uma com um ou mais kernels.

Um dos boot managers mais populares na atualidade é o GNU GRUB, do projeto GNU, bastante usado no Linux e em alguns outros sistemas operacionais. O LILO também é bastante usado no Linux.

Ícone de esboço Este artigo sobre Informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.