Multirio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde fevereiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A Empresa Municipal de Multimeios (MULTIRIO) é uma empresa da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, criada em 1993, cuja finalidade é a de conceber e produzir mídias para crianças e adolescentes, alunos das escolas municipais, seus professores e familiares. Isso em consonância com a política educacional da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Pelo seu pioneirismo no Brasil e na América Latina, a MULTIRIO obteve, na Fundação Mundial de Cúpulas de Mídia para Crianças o direito de realizar, em 2004, a 4ª Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes, pela primeira vez sediada no continente latino-americano

Mídia de Todos, Mídia para Todos[editar | editar código-fonte]

O tema central, Mídia de Todos, Mídia para Todos, sintoniza-se com a política da MULTIRIO, produtora pública, responsável pelo direito de alunos e professores à mídia de qualidade. A MULTIRIO busca utilizar a televisão, o rádio, os vídeos, os computadores e as publicações impressas a serviço da educação, produzindo com e para alunos e professores.

Em seu Portal MULTIRIO e em projetos como o Século XX1, a Empresa disponibiliza informações indispensáveis aos professores e alunos, além de começar a abrir as portas para a criação de comunidades virtuais que integram seus públicos-alvo. Em conseqüência da 4ª Cúpula Mundial, foi criado o site do Rio Mídia, Centro Internacional de Referência em Mídias para Crianças e Adolescentes.

Século XX1[editar | editar código-fonte]

O site do Programa Século XX1 aborda questões importantes da atualidade a partir de elementos do cotidiano do adolescente e do educador. Nesse sentido, temas tão distintos como funk, água e internet servem de base para a reflexão sobre a indústria cultural, a revolução tecnológica, a globalização ou a mídia.

O educador encontra neste site quatro áreas principais de navegação. Na CHAVE, o educador encontra a abordagem aprofundada de grandes questões do século XXI. Além de textos, há ilustrações, filmes de animação, sugestões de atividades pedagógicas, relatos de experiências de professores e indicações de fontes de pesquisa. O Almanaque apresenta conteúdos de interesse geral, com caráter informativo e atualização diária. Na área Projetos, educadores e alunos têm um espaço no qual podem divulgar trabalhos desenvolvidos em sala de aula. Já o Blog - espaço interativo por natureza - funciona como canal direto de comunicação entre o internauta e o Programa Século XX1.

Rio Mídia[editar | editar código-fonte]

Foi criado, em abril de 2004, durante a realização da 4ª Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes com o objetivo de promover uma rede internacional de interações entre pessoas e instituições interessadas na pesquisa, produção e discussão de mídia de qualidade para crianças e adolescentes. Também foi criado "Juro que vi" cinco filmes em animação de 10 minutos cada um, todos sobre lendas brasileiras.

Seu trabalho - pioneiro e inédito - consiste em identificar, reunir, organizar e, principalmente, viabilizar o acesso a pesquisas, experiências, produtos e profissionais de mídia, de educação e de cultura. Informações selecionadas e distribuídas em seis grandes áreas: TV e vídeo; publicações; rádio; internet; cinema e jogos eletrônicos. O Rio Mídia também presta serviços de consultoria para produtores e grupos responsáveis por políticas públicas para crianças e adolescentes.

Desde 1997[editar | editar código-fonte]

Na TV, a MULTIRIO realiza programas interativos, campanhas, séries, animações e vinhetas que atendem o interesse de crianças, adolescentes, jovens e seus educadores (pais, responsáveis e professores), bem como o público em geral. Muitos destes programas são criados e produzidos com alunos e professores, nas Escolas da Prefeitura do Rio.

A partir de 2009 a MultiRio passou a produzir conteúdos em mídias e formatos variados, podendo ser visto no canal aberto (Band), a cabo (canal 26 da NET), portal, Web Rádio e Web TV, jornais, fascículos e livros.

No seu portal estão disponíveis os cursos Ideias e Caminhos, dirigido aos professores que trabalham o uso do audiovisual em sala de aula, e Tempo de Estudar, com videoaulas de revisão de conteúdo curriculares do segundo segmento do Ensino Fundamental.


Materiais Impressos[editar | editar código-fonte]

Na área de veículos impressos, entre as principais produções, está a Revista Nós da Escola, com tiragem mensal de 40 mil exemplares, para todos os professores da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.

Inclusão[editar | editar código-fonte]

A Secretaria Municipal de Educação e a MULTIRIO criam e produzem, articuladamente, ações visando ao êxito das práticas pedagógicas nas mais de mil escolas da prefeitura do Rio e, assim, antecipam-se ao seu tempo contribuindo, decisivamente, para a inclusão de todos ao novo paradigma de educação exigido pela sociedade do conhecimento.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]