Multirracial

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O termo multirracial é usado para descrever pessoas que não são descendentes de uma única origem. Um exemplo pode ser um mestiço com ancestralidade europeia e africana, ou com ancestralidade europeia e indígena. Por exemplo, nos EUA, 6,1 milhões de pessoas se autodeclararam multirraciais no censo de 2001. [1] [2]

Este termo também pode se referir a uma sociedade multiétnica, com alto grau de heterogeneidade cultural e grande variedade de tipos humanos, mas não, necessariamente, alto grau de miscigenação entre as etnias. Exemplos de sociedades multirraciais são os E.U.A, África do Sul, México, Canadá, Austrália, França, Reino Unido e Brasil. China, Rússia, Argentina e Índia possuem sociedades multiétnicas, mas não, propriamente, multirraciais, onde a interção entre as diferentes raças é bem menos presente.

Os grandes países do mundo têm diversificação étnica ou racial, no entanto, certos países culturalmente e economicamente desenvolvidos como Japão e Alemanha não possuem essas características em suas populações, tendo caminhado por razões históricas e culturais específicas para sociedades menos pluralistas.

Referências

  1. B02001. RACE – Universe: TOTAL POPULATION 2006 "American Community Survey" United States Census Bureau. Visitado em 2008-01-30.
  2. Jones, Nicholas A.; Amy Symens Smith. The Two or More Races Population: 2000. Census 2000 Brief (PDF) United States Census Bureau. Visitado em 2008-05-08.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]