Multituberculata

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaMultituberculata
Ocorrência: 160–35 Ma
Ptilodus skull BW.jpg

Estado de conservação
Extinta (fóssil)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Subclasse: Allotheria
Ordem: Multituberculata
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Multituberculata

Os multituberculados (Multituberculata) foram um grupo extinto de mamíferos primitivos, tradicionalmente classificados na Subclasse Allotheria, status que hoje em dia vem sendo contestado. Recentes estudos filogenéticos e paleontológicos têm levantados muitas dúvidas quanto à relação destes animais com os outros mamíferos. Aparentemente, o grupo não deu origem a nenhum ramo de mamíferos existente na atualidade. Uma vez que são conhecidos apenas como fósseis, a taxonomia e anatomia detalhada dos multituberculados permanece em aberto. Entre as suas características distintivas encontram-se os dentes que apresentam um número anormal de cúspides (daí o nome da ordem). O estudo dos multituberculados faz-se quase exclusivamente através das tipologias de dentição.

Os multituberculados surgiram no Jurássico médio (Dogger) e extinguiram-se no Oligocénico inferior. A sua distribuição geográfica incluia todo o hemisfério Norte.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Luo, Z.−X., Kielan−Jaworowska, Z., and Cifelli, R.L. 2002. In quest for a phylogeny of Mesozoic mammals. Acta Palaeontologica Polonica 47 (1): 1–78.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]