Muntingia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaMuntingia
Muntingia calabura

Muntingia calabura
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Malvales
Família: Muntingiaceae
Género: Muntingia
Espécies
Ver texto
Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Commons Imagens e media no Commons
Wikispecies Diretório no Wikispecies

Muntingia L. é um género botânico pertencente à família Muntingiaceae.

Dados Gerais:
      A espécie Muntingia calabura L. pertence à família Muntingiaceae, é conhecida vulgarmente como calabura e cereja-das-Antilhas, uma árvore exótica, pioneira de pequeno porte que apresenta rápido crescimento e intensidade de frutificação um ano após o plantio . Originária das Antilhas foi introduzida no Brasil em Junho de 1962 pelo Instituto Agronômico de Campinas (IAC), adaptou-se rapidamente ao nosso clima, e atualmente encontra-se espalhada em todo o território brasileiro.
      A árvore é bastante ornamental, proporcionando boa sobra durante o ano todo, sendo bastante cultivada e utilizada em planejamento urbano na decoração de ruas, avenidas e praças no território brasileiro . Pelo seu rápido crescimento e intensidade de frutificação, despertou grande interesse, ao setor de Manejo de Fauna e Áreas Silvestres, como uma espécie de enriquecimento da flora e credenciam a espécie para ser utilizada em futuros programas de reflorestamento.
      Os frutos de Muntingia calabura L. quando maduros apresentam coloração rosa-avermelhado com diâmetro médio de 1,40 cm e peso de 1,7504g, contêm muitas sementes pequenas e sabor doce, apreciados pela avifauna (morcegos e pássaros) e outros animais. A planta apresenta frutificação durante todos os meses da estação quente do ano e o período que transcorre entre a antese e o ponto de maturação dos frutos é cerca de 60 dias.
      De pedúnculo longo é curvo, o fruto assemelha-se externamente a uma pequena cereja, tanto no formato como na cor avermelhada lustrosa da casca. A polpa com as sementes preenche todo o espaço interno. Nunca se observou a presença de larvas de moscas no fruto, demonstrando a provável imunidade da calabura ao ataque de insetos.

Gustavo Araujo

Espécies[editar | editar código-fonte]

Classificação do gênero[editar | editar código-fonte]

Sistema Classificação Referência
Linné Classe Polyandria, ordem Monogynia Species plantarum (1753)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Malvales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.