Muralha Serviana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Muralha Serviana, Roma: vestígios.
Muralha Serviana, Roma: Arco de Galiano.

A chamada Muralha Serviana (em latim Murus Servii Tullii) era uma barreira defensiva construída ao redor da cidade de Roma no início do século IV a.C.. O muro tinha 3,6 metros de espessura, 11 quilômetros de comprimento e mais de 12 portas[1].

História[editar | editar código-fonte]

A primeira defesa de Roma consistia sobretudo em um agger [2] erguido ao redor da cidade no início do século VI a.C. e atribuído ao sexto rei romano, Sérvio Túlio.

A muralha em tufo do qual se vê resquícios atualmente foi na realidade construída no período da República Romana ao longo do mesmo traçado, reforçada amiúde em substituição ao antigo agger, depois do saque de Roma no século IV a.C.[3] e muito provavelmente utilizando as mesmas fortificações precedentes, das quais restam pouquíssimos traços.

Segundo Tito Lívio foram construídas 378 a.C. pelos censores Espúrio Servílio Prisco e Quinto Clélio Sículo. Para acelerar a sua construção foram abertos muitos canteiros de obra simultâneamente.

As Portas[editar | editar código-fonte]

Nem todos os posicionamentos são precisos. Algumas foram restauradas por Augusto. Outras foram transformadas em arcos de vários significados.

São conhecidos os nomes listados abaixo, que foram dispostos tomando por base o Capitólio e seguindo em direção ao Leste, assim:

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Este artigo utiliza, também, como fonte de pesquisa, informações constantes em wikipédias de outras línguas, onde poderão ser consultadas.
  2. Ou seja, uma circunvalação da cidade; um dique, valo de acampamento; ou elevação do terreno, feito com areia, terra, caliça, etc.
  3. Episódio traumático, em que se deu a Batalha de Ália e que ficou registrado na História de Roma como Clades Gallica.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Muralha Serviana
Ícone de esboço Este artigo sobre Roma Antiga e o Império Romano é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.