The Murder on the Links

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Murder on the Links)
The Murder on the Links
Poirot, o Golfe e o Crime (1977)
Crime no Campo de Golfe (2006)
 (PT)
Assassinato no Campo de Golfe (BR)
Autor(es) Agatha Christie
Idioma inglês
País  Estados Unidos
Gênero Romance policial
Editora Dodd, Mead & Co.
Lançamento 1923
Páginas 298 (1º edição, capa dura)
Edição portuguesa
Tradução Fernanda Pinto Rodrigues (1977)
Fátima St. Aubyn (2006)
Editora Livros do Brasil (1977)
Edições ASA (2006)
Lançamento 1977
Páginas 399 (1977)
202 (2006)
ISBN 9789724139951
Edição brasileira
Tradução Sergio Souza
Editora Círculo do Livro
Cronologia
The Secret Adversary
Poirot Investigates

The Murder on the Links (Assassinato no Campo de Golfe, no Brasil[1] | Poirot, o Golfe e o Crime ou Crime no Campo de Golfe, em Portugal[2]) é um romance policial de Agatha Christie, publicado em 1923, protagonizado pelo detetive Hercule Poirot e por seu amigo Capitão Arthur Hastings.

A história se passa no norte da França, onde Poirot encontra seu rival da Sûreté. A longa memória de Poirot por acontecimentos passados e similares mostra-se útil na resolução dos crimes. O livro é notável por uma subtrama em que Hastings se apaixona, um desenvolvimento "muito desejado por parte de Agatha ... levando Hastings a felicidade conjugal na Argentina".[3]

As resenhas publicadas compararam positivamente a Sra. Christie a Arthur Conan Doyle e seus mistérios de Sherlock Holmes. Sobre Poirot, ainda um novo personagem, um crítico disse que ele era "um contraste agradável com a maioria de seus concorrentes furiosos; e até se suspeita de um toque de sátira nele".

Resumo[editar | editar código-fonte]

Arthur Hastings, numa viagem de metrô, conhece uma misteriosa jovem. Ao partir, pergunta seu nome, e ela diz se chamar Cinderela.

Algum tempo depois, o detetive Hercule Poirot recebe uma carta da França, com um pedido de ajuda: o Sr. Renauld teme que sua vida esteja ameaçada, e sem deixar claro os detalhes da situação, pede a Poirot que se encontrem, para que este investigue a questão. Poirot e seu amigo Arthur Hastings partem imediatamente para Merlinville-sur-mer, no litoral francês.

Lá chegando, eles descobrem ser tarde demais. O Sr. Renauld fora assassinado na noite anterior; seu corpo encontrado por trabalhadores que estavam construindo um campo de golfe nos terrenos da mansão. Mesmo não podendo mais falar com o seu cliente, Poirot decide investigar junto à polícia francesa e outro detetive, Giraud, cujos métodos são bem diferentes dos que Poirot utiliza e considera eficazes, gerando uma disputa entre os dois. Entre os suspeitos, estão os familiares e vizinhos do morto: sua esposa Eloise, seu filho Jack, a vizinha Madame Daubreuil e sua filha Marthe, namorada de Jack.

A investigação tem início e grandes reviravoltas aguardam Poirot e Hastings.

Referências

  1. Traça
  2. Na edição de 1977, publicada pela Livros do Brasil, o livro intitula-se Poirot, o Golfe e o Crime. Já em 2006, publicado pela Edições Asa, o livro chama-se Crime no campo de golfe
  3. Thompson, Laura (2008). Agatha Christie: An English Mystery. [S.l.]: London: Headline Review. ISBN 978-0-7553-1488-1 
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.