Museu Antônio Parreiras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Museu Antônio Parreiras
Museu Antônio Parreiras
Tipo museu
Inauguração 1942 (82 anos)
Página oficial (Website)
Geografia
Coordenadas 22° 54' 6.192" S 43° 7' 33.989" O
Mapa
Localização Niterói - Brasil
Patrimônio bem tombado pelo IPHAN

O Museu Antônio Parreiras (MAP) é um museu dedicado à preservação da memória e da obra de Antônio Parreiras (1860-1937), um dos maiores pintores brasileiros.[1] Localiza-se na Rua Tiradentes, no bairro do Ingá, em Niterói, no estado do Rio de Janeiro. É um museu estadual, subordinado à Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro, órgão da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. Sua área total cobre 5 mil metros quadrados.

História[editar | editar código-fonte]

A antiga residência de Parreiras é um casarão projetado por Ramos de Azevedo e construído em 1894.[2] É uma das mais importantes edificações na Região Metropolitana do Rio de Janeiro que foram projetadas pelo arquiteto eclético que se notabilizou em São Paulo.

O museu foi inaugurado em 21 de janeiro de 1942 e ocupa três prédios que pertenceram ao pintor e à sua família: sua antiga residência; seu ateliê e residência de seu filho Dakir (1894-1967); e a residência da sua filha Olga. Na sua antiga residência, foram instaladas as salas de exposição e a administração do museu. Em seu ateliê, erguido em 1912, estão outras salas de exposição. A casa de sua filha foi adaptada como reserva técnica.[3]

O museu foi tombado em 1967 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.[2] O jardim de 4 mil metros quadrados, incluído no tombamento, foi desenhado e plantado pelo artista.

Acervo[editar | editar código-fonte]

Dolorida, 1909, obra de Parreiras no acervo do MAP.

O acervo do MAP permite observar dois aspectos importantes da contribuição de Parreiras à história da cultura do Brasil: sua interpretação impressionista do ambiente brasileiro e sua atitude moderna antes do modernismo.

Antônio Parreiras foi um paisagista exímio. Captou a luz do ar livre (o plein air dos franceses). Nisso, sua tarefa foi converter a luz do Brasil em cor. Pintor que viajava, suas andanças pelo Brasil acabaram por esboçar a vontade de produzir uma pintura que totalizasse a visão do país.

O acervo do museu é composto por mais de 2 000 itens e é dividido em acervo artístico e não artístico:

No acervo artístico:

No acervo não artístico:

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Museu Antônio Parreiras