Museu Antropológico Caldas Júnior

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Museu Antropológico Caldas Júnior
Museu Antropológico Caldas Júnior
Tipo museu, património histórico
Geografia
Coordenadas 29° 49' 13.864" S 50° 30' 50.89" O
Mapa
Localização Itaqui - Brasil
Patrimônio bem tombado pelo IPHAE

O Museu Antropológico Caldas Júnior é um museu brasileiro localizado na Avenida Borges de Medeiros, 427, na cidade de Santo Antônio da Patrulha, no estado do Rio Grande do Sul.

Em 1826, a casa onde está localizado o museu abrigou o Imperador D. Pedro I e foi também o local em que morou Caldas Júnior, o fundador do jornal Correio do Povo.

Acervo[editar | editar código-fonte]

O acervo do museu é formado por objetos da pré-história ao modo de vida das famílias patrulhenses, destacando o quarto da donzela, a cozinha típica e a sala do patrono, com esculturas de André Arjonas e Fernando Corona, além de possuir uma sala para exposições temporárias. Apresenta também documentos, fotografias e jornais relacionados à história do município.

Um arquivo icnográfico, com mais de mil imagens, pertencentes à discoteca de Paulino Matias e ao Arquivo Histórico Corália Ramos Benfica também compõem as coleções presentes no museu. Além disso, há duas salas destinadas a exposições itinerantes. [1]

Referências

  1. «Museu Antropológico Caldas Junior comemora 32 anos». www.jornaldimensao.com.br. Consultado em 24 de setembro de 2017 
Ícone de esboço Este artigo sobre um museu é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.