Museu Casa do Pontal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Museu Casa do Pontal
Museu Casa do Pontal
Tipo Artes
Inauguração 1992
Website www.museucasadopontal.com.br
Área
  • 1 500 metro quadrado
  • 5 000 metro quadrado
Geografia
País Brasil
Localidade Rio de Janeiro
Coordenadas 23° 01' 26" S 43° 30' 37" O

O Museu Casa do Pontal é o mais importante museu de arte popular do Brasil e está localizado atualmente na Barra da Tijuca (anteriormente ficava no bairro do Recreio dos Bandeirantes), Rio de Janeiro e "uma referência turística e antropológica não só no Brasil, mas em todo o mundo" [1].

É composto pela produção realizada por cerca de 200 artistas desde o início do século XX, envolvendo 8.000 peças, entre esculturas, bonecos, entalhes, modelagens e mecanismos articulados, produzidas com o uso de barro, madeira, tecido, areia, ferro, alumínio, miolo de pão, palha e arame. O acervo foi reunido por Jacques van de Beuque, que também construiu a sede do museu[2], e continua sendo atualizado com parcerias e colaborações diversas. Atualmente, é administrado pela antropóloga e nora do criador, Ângela Mascelani [3].

Entre os exemplares estão bonecos de Mestre Vitalino, Zé Cabloco e Manuel Eudócio que retratam os costumes de festas do interior do Brasil. Os tipos brasileiros como vaqueiros, cangaceiros, integrantes de escolas de samba, noivos em trajes de casamento também estão representados. Peças de Noemisa, Antonio Porteiro, Adailton Lopes e Mestre Didi também compõem o acervo[2][1].

Em 1996, a instituição recebeu o Prêmio Rodrigo de Melo Franco de Andrade, concedido pelo IPHAN[2].

Segundo dados de 2010, 40 mil pessoas, sendo estudantes a maioria, o visitam por ano, o equivalente a cerca de 111 por dia.

Mudança de sede[editar | editar código-fonte]

A sede do Museu Casa do Pontal no Recreio dos Bandeirantes foi repetidas vezes inundada pelas águas das chuvas. Em 2019, Jacques van de Beuque lançou um projeto de financiamento coletivo para a construção de uma nova sede, angariando doações de entidades, empresas e particulares. Depois de uma oitava inundação em março de 2020, o museu foi definitivamente fechado, aguardando a mudança.

Em outubro de 2021, o Museu do Pontal reabriu para o público em novo endereço, na Av. Célia Ribeiro da Silva Mendes, Barra da Tijuca, em um terreno de 14 mil metros quadrados, dos quais 10 mil são de área verde. A nova sede, moderna, funcional e sustentável, foi projetada pelos Arquitetos Associados, responsáveis por algumas galerias de Inhotim. O paisagismo é assinado pelo Escritório Burle Marx.

Projetos[editar | editar código-fonte]

Além de estar aberto para visitação pública, o museu desenvolve um projeto de educação patrimonial, com a exposição teatralizada do acervo com a participação de "arte-educadores". Músicas de cancioneiros populares e textos de literatura de cordel, acompanhados por violão, acompanham a visita [4].

Referências

  1. a b Museu da Casa do Pontal expõe acervo em livro - O Estado de S.Paulo, 17 de Dezembro de 2002 (visitado em 11-3-2010)
  2. a b c Casa do Pontal - Museu de Arte Popular Brasileira - Enciclopédia do Itaú Cultural, 10 de agosto de 2007 (visitado em 11-3-2010)
  3. Acervo e artistas - Museu Casa do Pontal, (visitado em 8-3-2010)
  4. Educação patrimonial e atendimento a programas sociais - Museu Casa do Pontal, (visitado em 8-3-2010)

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Lista de museus do Brasil

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um museu é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.