Museu das Culturas Dom Bosco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Museu Dom Bosco)
Museu das Culturas Dom Bosco
Museu das Culturas Dom Bosco
Tipo museu etnográfico
Inauguração 1951 (73 anos)
Página oficial (Website)
Geografia
Localização Campo Grande - Brasil

Museu das Culturas Dom Bosco é um museu brasileiro, idealizado pela Inspetoria Salesiana de Mato Grosso localizado em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul(MS). Mais conhecido como Museu do Índio, foi criado em 1950 e inaugurado em 27 de outubro 1951 por padres salesianos. O museu é conhecido mundialmente pelo rigor científico de seu considerável acervo. Localiza-se no Parque das Nações Indígenas e ele visa desenvolvimento, educação, lazer para adultos e crianças.

Na sua existência o museu formou um rico e variado acervo devido ao trabalho e dedicacao dos seguintes salesianos: Félix Zavataro, Cesar Albisetti, Angelo Jaime Venturelli, João Falco e recentemente Emilia Kashimoto na área de arqueologia, Aivone Carvalho na área de etnologia e Liane Calarge na área de paleontologia.[1]

Infra-estrutura[editar | editar código-fonte]

O prédio dispõe de recepção, um auditório para 130 pessoas e espaço para exposições temáticas. Dispõe ainda de rampas de acessso para deficientes físicos e idosos, o que é um diferencial.

Coleções[editar | editar código-fonte]

Abriga hoje uma coleção das mais significativas, elaboradas pelo taxidermista Giovani Magnin, durante as suas viagens feitas ao pantanal e demais regiões. Possui 40.000 peças divididas entre diferentes áreas como mineralogia, paleontologia, etnografia, arqueologia e zoologia e mais de 5.000 peças indígenas de várias culturas como Xavantes, Bororos e outros, além de centenas de aves e mamíferos do Pantanal embalsamados, milhares de conchas e borboletas de vários continentes, além de uma enorme coleção de minerais e insetos.

Outras coleções

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Lista de museus do Brasil

Referências

  1. «MCDB - Museu das Culturas Dom Bosco». www.mcdb.org.br. Consultado em 23 de setembro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um museu é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.