Museu Ferroviário de Indaiatuba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Museu Ferroviário de Indaiatuba
Museu Ferroviário de Indaiatuba
Tipo antiga estação ferroviária, museu dos caminhos de ferro
Geografia
Coordenadas 23° 5' 31.5" S 47° 12' 59" O
Mapa
Localização Indaiatuba - Brasil

O Museu Ferroviário de Indaiatuba está localizado na antiga Estação Ferroviária de Indaiatuba da Companhia Ytuana de Estradas de Ferro, no Estado de São Paulo. Foi inaugurado em 2004 com o nome de Espaço Cultural Estação Indaiatuba.

A locomotiva C.Y.E.F. nº 1 Regina, depois renumerada para 10 pela Estrada de Ferro Sorocabana, está estacionada no pátio e funciona como há mais de um século.

A primeira estação de Indaiatuba está, na verdade, ao lado do Museu Ferroviário. Foi construída pela Ytuana em 1873. Uma estação maior, atualmente o museu, foi construída pela Sorocabana em 1911. Há uma indicação dessa data na parede da plataforma.

O museu como estação ferroviária, operou até o ano de 1990, quando circularam os últimos trens de cargas. No entanto, já não operava mais como terminal de passageiros desde 1977. [1]

Além dessa estação-museu Indaiatuba possui outras três no traçado da Ytuana/Sorocabana: Pimenta, Itaici e Helvetia. Pimenta está abandonada e depredada. Itaici está descaracterizada, mas possui projeto para recuperação da área.

No museu, além da locomotiva, há fotos, documentos, equipamentos e outros materiais ferroviários que contam a história da ferrovia na região. Ainda hoje o trem funciona, mas só está parado!

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Indaiatuba -- Estações Ferroviárias do Estado de São Paulo». www.estacoesferroviarias.com.br. Consultado em 10 de dezembro de 2020