Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria
Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria
Tipo city museum, edifício
Inauguração 2006 (18 anos)
Visitantes 2 273
Página oficial (Website)
Geografia
Localização Carregal do Sal - Portugal

O Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria localiza-se em Carregal do Sal, Portugal. Criado em 17 de julho de 2006, está instalado no edifício conhecido por "Casa das Correntes". Homenageia o poeta e padeiro Manuel Soares de Albergaria[1].

Introdução[editar | editar código-fonte]

Eclodindo no actual contexto renovador e estruturante da museologia portuguesa contemporânea, o Museu Municipal é uma jovem instituição museológica de exclusiva tutela autárquica que, doravante, inicia os seus primeiros passos rumo aos objectivos e missão para que fora vocacionada, a de preservar e promover a identidade histórico-cultural do concelho.

Como primeira divulgação e apresentação pública do Museu, o seu roteiro procura fornecer, de forma muito sucinta, as primeiras referências escritas sobre o nascimento da instituição, incorporação, identificação e caracterização sumária dos seus bens culturais. Todavia, como pequeno guia não dispensará a elaboração de um futuro catálogo, obra indispensável para a divulgação da história e conhecimento exaustivo das suas colecções.

Nesse sentido, a criação deste Museu representa, não apenas o ponto de chegada de um longo caminho percorrido em prol da defesa dos valores culturais e patrimoniais deste Município, mas também o princípio de uma nova etapa da qual se espera, desta instituição, o cumprimento integral das suas funções museológicas, designadamente as de estudo e investigação das suas colecções, exposição e divulgação dos seus acervos, oferta regular de exposições de curta duração, para além da inventariação, documentação, conservação e educação.

Tratando-se de um acontecimento cultural da maior relevância para a história do Município que desejou ver concretizado um velho anseio das populações, a emergência deste jovem Museu impunha-se desde há longa data, não só pela necessidade inequívoca de vir a albergar, conservar e expor os seus bens culturais que, por vicissitudes várias estiveram dispersos e impedidos ao acesso público, como também pela sentida carência de um serviço que tivesse por missão o desenvolvimento de acções culturais e educativas.

Colecção[editar | editar código-fonte]

Neste contexto, como oferta educativa e de fruição cultural e turística, o Museu Municipal de Carregal do Sal dispõe, para além das suas colecções de etnografia, pintura, arqueologia, escultura e armaria, vários sítios arqueológicos visitáveis, constituindo recursos patrimoniais capazes de vir a proporcionar uma diversidade de propostas temáticas para responder cabalmente às expectativas de todo o público e, particularmente, da comunidade escolar, para a qual deverá ser direccionada a sua missão indispensável de carácter educativo.

Nesse sentido, pretende-se que esta instituição museológica seja um pólo de dinamização e de afirmação da identidade local, um centro vivo de cultura que aposte a sua inserção na comunidade local e sirva de alavanca ao fomento do turismo cultural, bem como ao desenvolvimento económico e social de todo o Concelho.

Com esse objectivo este roteiro procura seguir, o mais fielmente possível, o circuito de visita às exposições permanentes e temporárias que se distribuem por dois pisos e cinco salas. O público visitante, ao entrar na recepção, dispõe à sua esquerda de uma planta do Museu em espaço bem visível, sendo depois, todo o itinerário expositivo orientado por setas direccionais e acompanhado por um guia.

Instalações[editar | editar código-fonte]

Piso Zero[editar | editar código-fonte]

Começando no piso zero, inicia-se a visita à sala de etnografia constituída por cinco núcleos temáticos: vinicultura, agricultura, moagem, destilagem e marcenaria, a que se segue a colecção de armaria. À saída o visitante pode efectuar uma pausa na cafetaria logo ao lado e apreciar a pequena livraria com as publicações do Município e desta instituição. Seguidamente, se houver indivíduos com dificuldades de locomoção, estes terão à sua disposição de um elevador que os conduzirá ao piso um.

Piso Um[editar | editar código-fonte]

Já neste piso inicia-se a visita à exposição de arte contemporânea na sala Luís de Almeida Melo, com uma exposição permanente de pintura, de um consagrado elenco de pintores portugueses como João Hogan, José Júlio, Marcelino Vespeira e Artur Bual. A esta segue-se, no espaço contíguo, a exposição permanente de escultura na Sala Aureliano Lima composto por um conjunto de 16 peças escultóricas[2]. Após terminada esta visita passa-se à sala de Arqueologia (exposições permanentes), de onde se regressará novamente à recepção. O mesmo percurso poderá também ser iniciado pelo piso um e concluído no piso zero.

Referências

  1. Jornal do Centro (2 de Fevereiro de 2019). «A Casa das Correntes preserva o património de Carregal do Sal». Consultado em 11 de Junho de 2019 
  2. Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria Carregal do Sal (2014). Plano de Conservação Preventiva do Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria - Normas e Procedimentos

Ligações externas[editar | editar código-fonte]