Museu da Graciosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Museu da Graciosa
Museu da Graciosa
Tipo
Inauguração 1983 (41 anos)
Geografia
País Portugal Portugal
Cidade Santa Cruz da Graciosa
Localidade Largo Conde de Simas, 17, Santa Cruz da Graciosa
Coordenadas 39° 05' 11" N 28° 0' 20" O
Museu da Graciosa está localizado em: Açores
Museu da Graciosa
Geolocalização no mapa: Açores
Bote baleeiro, Barracão das Canoas (Museu da Graciosa).

O Museu da Graciosa localiza-se no centro de Santa Cruz da Graciosa, na Região Autónoma dos Açores.


Influenciado na sua génese pela antiga Casa Etnográfica da Ilha Graciosa fundada em 1977, foi inaugurado a 6 de dezembro de 1983 e até 2010 funcionou no edifício de um antigo granel, na Rua das Flores, local outrora utilizado para o armazenamento de cereais e vinho produzidos na ilha.

Em 2010 recebeu uma ampliação que permitiu uma nova disposição museológica bem como profundos melhoramentos logísticos nos serviços técnicos, administrativos e educativos. Ficaram instalados nestes novos espaços a principal exposição permanente, dedicada às alfaias agrícolas, a oficina do Serviço Educativo e de Conservação Preventiva, o Centro de Documentação e Biblioteca, a Receção e Cafetaria e ainda os gabinetes da direção, inventário, e técnico-administrativos.

O seu acervo contém relevantes informações históricas, patrimoniais e culturais da ilha Graciosa.

No primeiro edifício sede do Museu encontra-se uma adega com os seus utensílios originais, desde o lagar às prensas, bem como uma sala dedicada aos ofícios tradicionais mais representativos na ilha, alguns deles atualmente extintos. Entre eles destacam-se a marcenaria, a tanoaria, a olaria, a carpintaria e a sapataria. No 1° andar deste edifício encontram-se ainda a "Sala da Festa", dedicada às atividades sócio-culturais da ilha, e a Sala de Exposições Temporárias, a qual inclui uma secção dedicada ao Colecionismo, nomeadamente à Numismática.

Servindo de junção entre os dois edifícios, existe um jardim onde se encontram expostas diversas peças de artilharia oriundas das diversas fortificações que defenderam a ilha dos frequentes ataques de piratas e corsários ocorridos em especial durante a dinastia filipina.

O museu compreende ainda cinco núcleos, sendo dois deles visitáveis mediante marcação prévia: barracão dos botes baleeiros junto ao porto da Calheta (Santa Cruz), moinho de vento típico da ilha, localizado em Santa Cruz, o Núcleo Marítimo localizado na Praia, a Casa das Debulhadoras, em Guadalupe, e a Tenda do Ferreiro também na Praia. Destes cinco núcleos apenas são visitáveis os núcleos do Barracão dos Botes Baleeiros e do Moinho de Vento.

O Museu da Graciosa funciona atualmente como um Serviço de Promoção Cultural, afirmando-se cada vez mais como um importante centro de partilha de conhecimento nos Açores. Integra a Rede Regional e Nacional de Museus e é tutelado pelo Governo Regional dos Açores através da Direção Regional dos Assuntos Culturais.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]