Museu das Flores

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Museu etnográfico das Flores
Museu das Flores
Convento de São Boaventura, onde funciona o Museu das Flores
Tipo Museu etnográfico
Inauguração 1977 (47 anos)
Diretor Luís Filipe Noia Gomes Vieira
Website Site do Museu
Geografia
País Portugal Portugal
Cidade Santa Cruz das Flores
Localidade Convento de São Boaventura

O Museu etnográfico das Flores é uma instituição pública dedicada à museologia e à promoção cultural, criada em 1977 na dependência do departamento da administração regional competente em matéria de cultura. O museu está localizado na vila de Santa Cruz das Flores, ilha das Flores, Açores.

A instituição dispõe de um rico acervo museológico, onde as colecções de etnografia e arqueologia subaquática estão, desde 1993, instaladas no Convento de São Boaventura. O núcleo inicial da colecção do Museu das Flores surgiu por volta de 1960, quando João António Gomes Vieira, começou a coleccionar objectos etnográficos, com destaque para os scrimshaw. Essa colecção foi incorporada em 1977 na Casa Etnográfica da Ilha das Flores, a instituição que precedeu o actual Museu.

Em 1979, o Governo Regional dos Açores comprou a Casa Pimentel Mesquita, no centro de Santa Cruz, sendo em 1985 nela instalada uma exposição de fiação e tecelagem e reconstituído o interior de uma casa abastada típica das Flores, com os seus aposentos mobilados com móveis datados do período que vai do século XVIII a princípios do século XX. Hoje alberga a Biblioteca Municipal.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]