Museu de Armas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Museu de Armas
Tipo museu
Geografia
Localização Petrópolis - Brasil

O Museu de Armas Ferreira da Cunha[1] é um museu localizado em Petrópolis, região interiorana do Estado do Rio de Janeiro, e é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional.

Fundação[editar | editar código-fonte]

O Museu de Armas foi fundado em 1957 pelo museólogo e colecionador Sérgio Ferreira da Cunha, descendente do Conde da Cunha, título criado por D. José e dado para António Álvares da Cunha em 1760. Tal conde foi o 9º vice-rei do Brasil entre 1763 e 1767. O atual administrador da fundação é Sérgio Henrique, filho do fundador.

Acervo[editar | editar código-fonte]

Composto por mais de 3000 itens, o acervo do Museu de Armas de Petrópolis foi reunido por meio de aquisições pessoais e por doações de diversas instituições bélicas, como o Museu da Marinha, Arsenal da Guerra, Ministério da Aeronáutica e do Departamento de Material Bélico do Exército. A instituição possui diversas armas militares e indígenas, além de estampas e gravuras, com relíquias dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX, com instrumentos tanto das Primeira e Segunda Guerras Mundiais como do período Imperial Brasileiro. As principais peças da coleção são mosquetões, canhões (Canet franceses, importados pelo Exército Nacional para a Guerra de Canudos), carros-cozinha usados na 1ª Guerra, torpedos (pertencentes ao submarino Humaitá), baionetas, pederneiras, capacetes e espadas da Guarda Imperial de Dom Pedro I, condecorações da 2ª Guerra e armaduras medievais e japoneses. São aproximadamente 750 armas de fogo e 1000 armas brancas e condecorações.

Além dos instrumentos bélicos, há uma biblioteca com mais de 4 mil exemplares, datados entre os séculos XVIII e XIX, com conteúdos de história geral, do Brasil e militar.   

Construção[editar | editar código-fonte]

Localizado no quilômetro 40 da Estrada Rio-Petrópolis e a 50 metros do ponto final do ônibus Duques,[2] o edifício-sede é uma réplica de um castelo medieval, com poço, galerias subterrâneas, torres e até uma ponte levadiça. Foi construído em 1951 para locação de filmes, de forma particular.

Visitação[editar | editar código-fonte]

É um museu privado e particular. Não está aberto a visitação pública. Somente aceita visitas de grupos turísiticos acima de 20 pessoas que fazem agendamento com antecedência.

Referências

  1. http://www.ideias.org.br/, Instituto IDEIAS -. «Petrópolis/RJ - Informações Turísticas - Prédio do Museu de Armas». destinopetropolis.com.br. Consultado em 16 de setembro de 2017 
  2. «Museu de Armas Ferreira da Cunha - Petrópolis/RJ - PontosBr». www.pontosbr.com. Consultado em 16 de setembro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um museu é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.