Museu de Belas Artes de Budapeste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Museu de Belas Artes de Budapeste
Museu de Belas Artes de Budapeste
Museu de Belas Artes de Budapeste
Tipo museu de arte, museu nacional
Inauguração 1906 (118 anos)
Administração
Diretor(a) László Baán
https://www.mfab.hu/ Página oficial (Website)
Geografia
Coordenadas 47° 30' 57.132" N 19° 4' 36.408" E
Mapa
Localidade Praça dos Heróis
Localização Zugló - Hungria
Museu à noite

O Museu de Belas Artes de Budapeste (Szépművészeti Múzeum) é um museu na cidade de Budapeste, na Hungria. Foi construído entre 1900 e 1906. A coleção do museu é composta de arte internacional (não húngara), incluindo todo os períodos da arte da Europa, com mais de 100 000 peças. Há seis seções: arte egípcia, arte antiga, escultura antiga, pinturas antigas, coleção moderna e coleção gráfica.

O museu tem a segunda maior coleção de arte egípcia da Europa. É composta principalmente por objetos do arqueólogo húngaro Eduard Mahler nos anos de 1930. Outras escavações no Egito adicionaram mais artefatos à coleção. A seção de arte antiga contém artefatos da Grécia e Roma. Há também uma coleção de artefatos do Chipre e da Civilização Micénica.

A pintura da Europa do século XIII ao XVIII é documentada em 300 quadros. Obras importantes incluem as de Rafael, Giambattista Pittoni, Rembrandt, Albrecht Dürer, Pieter Brueghel, El Greco, Velasquez e Goya. Na seção de esculturas antigas, uma obra preciosa: uma pequena estátua equestre de Leonardo da Vinci. Na seção gráfica, há 10 000 desenhos e 100 000 xilogravuras de Leonardo da Vinci, Rembrandt, Goya e acquatints francesas.

A coleção de arte do século XIX e XX inclui Eugène Delacroix, Camille Corot,Gustave Courbet, Édouard Manet, Claude Monet, Camille Pissaro, Pierre-Auguste Renoir, Henri de Toulouse-Lautrec e esculturas de Auguste Rodin e Constantin Meunier.

O museu também apresenta uma seção chamada Museu Vasarely, em homenagem a Victor Vasarely, famoso artista húngaro que doou uma grande quantidade de obras ao museu.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]