Museu de Navarra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Museu de Navarra
Museu de Navarra
Tipo museu, monumento, antigo hospital, edifício
Inauguração 1956 (68 anos)
Página oficial (Website)
Geografia
Coordenadas 42° 49' 10.2" N 1° 38' 47.04" O
Mapa
Localidade Pamplona
Localização Pamplona - Espanha
Patrimônio Bem de Interesse Cultural, parte do Património Mundial, Asset of Cultural Interest (Navarre)
Retrato do Marquês de San Adrián (1804), da autoria de do pintor espanhol Francisco de Goya, uma ds peças do acervo do Museu de Navarra

O Museu de Navarra (em basco: Nafarroako museoa) é uma instituição do Governo de Navarra fundada em 1956. Encontra-se na rua Cuesta de Santo Domingo, no centro histórico (Casco Viejo) de Pamplona, a capital da Comunidade Foral de Navarra. A fachada e capela do edifício datam do século XVI.

Edifício[editar | editar código-fonte]

O museu ocupa o que foi o antigo hospital de Nossa Senhora da Misericórdia, fundado no século XVI, do qual apenas se conserva a portada principal e o interior da capela. O frontão é de 1556, da autoria de Juan de Villarreal e Martín de Azcárate. É o único exemplar de arquitetura renascentista de Pamplona. É uma interpretação do arco do triunfo clássico com um rico reportório ornamental vinculado ao plateresco.

A entrada lateral, da capela, tem uma fachada em forma de retábulo do século XVII procedente de uma ermida de Puente la Reina. A capela faz atualmente parte do museu é é usada como auditório. É da autoria de Juan de Ancheta e foi construída entre 1547 e 1550, de estilo gótico-renascentista.

Em 1932 o hospital foi desalojado e substituído pelo Hospital de Navarra. A reforma levada a cabo em 1952, sob a direção de José Yarnoz Larrosa, para transformar o velho hospital em museu, não conservou praticamente nada da traça renascentista. Em 1986 os arquitetos Jordi Garcés e Enric Sòria realizaram uma remodelação para modernizar e reorganizar o museu. Com esta reorganização, passaram a ser expostas apenas as peças mais importantes, conseguindo-se mais espaço para a sua contemplação. Procurou-se dotá-lo de carácter público, incorporando um salão de atos, sala de exposições temporários e outros serviços. A coleção foi ordenada por ordem cronológica, com os objetos pré-históricos numa nova sala situada debaixo do jardim, os mosaicos romanos em zonas do ré-de-chão e o resto em quatro andares.

A portada renascentista, recortada sobre um muro cego, é como se tratassede mais uma peça do museu.

Acervo[editar | editar código-fonte]

As peças do museu procedem das recolhas e compilações realizadas pela Comissão de Monumentos Históricos e Artísticos de Navarra, fundada em 1860, e da sua sucessora Instituição Príncipe de Viana, fundada em 1940 pelo Governo de Navarra para proteger, restaurar e investigar o património artístico e arqueológico de Navarra.

A peça quiçá mais importante do museu é a "arqueta de Leyre", uma pequena arca de marfim do início do século XI que é considerada uma obra-prima da arte hispano-muçulmana.

Notas[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Sarasa Asiain, Alfredo (2006). Guía de arquitectura de Pamplona y su Comarca (em castelhano). Pamplona: Colegio oficial de arquitectos Vasco-Navarro. ISBN 978-84-611-3284-3 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Museu de Navarra