Museu de Pera

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Museu de Pera
Museu de Pera
Museu de Pera
Tipo museu de arte, museu particular
Inauguração 2005 (19 anos)
Visitantes 10 000
https://www.peramuzesi.org.tr/ Página oficial (Website)
Geografia
Coordenadas 41° 1' 54.5" N 28° 58' 30.7" E
Mapa
Localização Beyoğlu - Turquia

O Museu de Pera (em turco: Pera Müzezi) é um museu situado no bairro histórico de Pera, atualmente integrado no distrito de Beyoğlu, na cidade de Istambul, Turquia.

O museu foi fundado em 2005 pela "Fundação Suna e İnan Kıraç" e está instalado no que foi o Hotel Bristol, construído em 1893 pelo arquiteto Achille Manoussos.

O museu tem três exposições permanentes, uma de pesos e medidas da Anatólia, outra de azulejos e cerâmica de Kütahya, e outra de arte orientalista. Esta última tem mais de trezentas pinturas, incluído obras de artistas europeus ocidentais inspirados pelo mundo otomano dos séculos XVII, XVIII e XIX. Entre os artistas orientalistas destaca-se Osman Hamdi Bey, considerado por muitos historiadores de arte como o único "orientalista nativo".[carece de fontes?]. Entre as obras de Osman Hamdi Bey encontra-se a mais famosa, "O Domador de Tartarugas".

Além das exposições permanentes e temporárias, o museu promove eventos culturais de variados tipos. Além de espaços de exposição multiuso, a museu dispõe de um auditório, espaços para atividades de vistantes, uma loja de arte, um café e um centro de lazer infantil.

Futuras instalações[editar | editar código-fonte]

A Fundação Suna e İnan Kıraç contratou o arquiteto Frank Gehry para desenhar um novo complexo cultural no que é atualmente a sede da Televisão Nacional Da Turquia (em turco: Türkiye Radyo Televizyon Kurumu, TRT) em Istambul, situada na mesma praça do Hotel Pera Palace, em Beyoğlu. O nome do novo complexo deverá ser "Centro Cultural Suna Kıraç" (em turco: Suna Kıraç Kültür Merkezi).[1] Os trabalhos de construção começarão logo que sejam concedidas as licenças oficiais e o pessoal da TRT seja transferido para instalações da TRT nas áreas de Ortaköy e Harbiye.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Agumas das obras de pintura do período otomano:

Fontes e referências

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Pera Museum», especificamente desta versão.

Referências

  1. «Frank Gehry: Suna Kıraç Kültür Merkezi (Tepebaşı)» (em turco e inglês). , wowturkey.com 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Portraits from the Empire (em inglês). [S.l.]: Pera Museum Publications. 2005. ISBN 9759123-02-9 }}
  • Young Expansion (em inglês). [S.l.]: Pera Museum Publications. 2005. ISBN 9759123-00-2 }}

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um museu é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre a Turquia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.