Museu do Homem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vênus de Lespugue, Paleolítico francês

O Museu do Homem, ou Musée de l'Homme, é um museu etnográfico de Paris, localizado na Place du Trocadéro 17, na Ala Passy do Palais de Chaillot.

Herdeiro do Museu Etnográfico do Trocadéro, fundado em 1878, o Museu do Homem foi criado por ocasião da Exposição Universal de 1937, a partir das coleções de gabinetes de curiosidades e do Gabinete Real, cujos acervos vinham sendo reunidos desde o século XVI com itens variados de caráter meramente exótico, mas também antropológico e pré-histórico. Desde então sua coleção vem sendo ampliada constantemente através de aquisições e expedições de pesquisa arqueológica e etnográfica.

O museu, vinculado ao Museu Nacional de História Natural, é dedicado à apresentação de um vasto painel relativo às ciências humanas, com itens que vão da pré-história até a contemporaneidade, passando pelas áreas da antropologia, etnologia, arqueologia, biologia, meio-ambiente, história e geografia, sempre tendo a raça humana, com sua evolução e cultura, como ponto focal.

Máscara Fang, Gabão, século XIX

Atualmente o museu se encontra em uma fase de reorganização, para melhor apresentar suas coleções conjugando estética, arte e ciência. Possui dois espaços principais:

A Galeria de Antropologia, uma das poucas em seu gênero em todo o mundo, apresenta em caráter permanente um acervo que ilustra os conhecimentos atuais sobre a evolução da raça, a sua diversidade biológica e sua demografia, através das exposições Todos parentes, todos diferentes, onde são mostrados para comparação esqueletos pré-históricos, históricos e modernos, entre outros itens, e Seis bilhões de pessoas, detalhando uma série de aspectos demográficos e do ciclo vital do ser humano, e também especulando sobre o futuro da raça.

A Galeria da Pré-História, com a mais rica coleção de fósseis humanos do paleolítico europeu e seus artefatos, com mais de 500 mil itens. Na exposição permanente A Noite dos Tempos são recriadas as grandes etapas da evolução humana, com modelos dos vários hominídeos ancestrais do Homo sapiens até chegar à atual configuração do corpo humano, incluindo fósseis importantes como Lucy, uma Autralopithecus afarensis com cerca de 3,2 milhões de anos de idade.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Museu do Homem

Ligações externas[editar | editar código-fonte]