Museu do Vasa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Museu do Vasa
Vasamuseet
Museu do Vasa, em Estocolmo, na Suécia: vista parcial do navio
Tipo História marítima
Inauguração 1990
Visitantes 1 088 136 (2013)[1]
Geografia
País Suécia
Cidade Estocolmo
Localidade Estocolmo,  Suécia
Fachada norte do museu

O Museu do Vasa (em sueco: Vasamuseet) é um museu histórico temático localizado em Estocolmo, na Suécia.

O Vasa foi um navio de guerra sueco, do início do século XVII, afundado quando deixava o porto em sua primeira viagem, o que causou uma comoção nacional à época. Atualmente é o museu mais visitado dos países escandinavos - 1 088 136 visitantes em 2013.[2]

O Vasa[editar | editar código-fonte]

Construído por determinação do Rei Gustavo Adolfo II da Suécia, com o desafio de se constituir no mais potente navio de guerra de seu tempo, os seus três mastros principais elevavam-se a mais de 50 metros de altura, suportando uma dezena de velas. Estava equipado com 64 peças de artilharia de diversos calibres, magnificamente decorado com esculturas entalhadas em madeira. A sua tripulação era de 400 homens.

No dia 10 de Agosto de 1628, poucos minutos após ter soltado ferros para a sua viagem inaugural, completamente carregado, uma rajada de vento fez o navio inclinar para esquerda, deixando entrar água pelas portas de arma inferiores, causando o seu naufrágio ainda no porto, um acidente que envergonhou o país.

O achado arqueológico submarino[editar | editar código-fonte]

Trezentos e trinta e três anos mais tarde, na década de 1950, o navio foi encontrado imerso no lodo do fundo do porto, que teve a virtude de conservar relativamente intacta a estrutura da embarcação.

Iniciou-se assim um dos mais importantes trabalhos de resgate e restauração do nosso tempo, apresentado ao público em um museu histórico temático, onde os visitantes podem observar os diversos aspectos construtivos e de resgate, limpeza, preservação e restauração da embarcação, assim como aspectos da vida cotidiana da Suécia no início do século XVII.

Referências

  1. Landets museer behöll sin starka roll under 2013 (em sueco) Riksförbundet Sveriges Museer. Visitado em 2 de janeiro de 2015.
  2. Landets museer behöll sin starka roll under 2013 (em sueco) Riksförbundet Sveriges Museer. Visitado em 2 de janeiro de 2015.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Museu do Vasa