Mutualismo: Um Fator de Evolução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
A página titular de Mutualismo: Um Fator de Evolução da primeira edição em alemão traduzida por Gustav Landauer e publicada em 1904.

Mutualismo: Um Fator de Evolução (em russo: Взаимопомощь как фактор эволюции) também conhecido como O Apoio Mútuo, é um dos livros escrito por Piotr Kropotkin em seu exílio na Inglaterra em 1902, em grande medida como resposta ao darwinismo social e fundamentando o movimento mutualista como política a adoptar. O autor descreveu suas próprias experiências nas expedições científicas que fez durante seu campo na Sibéria para ilustrar o fenômeno de cooperação mutual em comunidades animais e humanas.

Nesse livro, Kropotkin descreve a ocorrência do mutualismo desde nas sociedades de insetos, passando por grupos de animais da mesma espécie até chegar às sociedades humanas. O autor procurou demonstrar que, embora exista competição entre espécies e entre sociedades humanas, dentro de uma mesma espécie e uma mesma sociedade o apoio mútuo é a principal força a garantir a sobrevivência do grupo.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.