Mutum (Minas Gerais)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mutum
  Município do Brasil  
Hino
Gentílico mutuense
Localização
Localização de Mutum em Minas Gerais
Localização de Mutum em Minas Gerais
Localização de Mutum em Minas Gerais
Mutum está localizado em: Brasil
Mutum
Localização de Mutum no Brasil
Mapa
Mapa de Mutum
Coordenadas 19° 48' S 41° 26' 16" O
País Brasil
Unidade federativa Minas Gerais
Municípios limítrofes Lajinha, Chalé, Conceição de Ipanema, Ipanema, Pocrane, Taparuba, Aimorés, Brejetuba e Ibatiba
Distância até a capital 380 km
História
Fundação 17 de junho de 1912
Administração
Prefeito(a) Gentil Simões Caldeira Filho (PT, 2009 – 2012)
Características geográficas
Área total 1,255,800 km²
População total (est. IBGE/2009[1]) 27,123 hab.
Densidade 21,1 hab./km²
Clima Não disponível
Altitude 211 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000[2]) 0,712 alto
PIB (IBGE/2005[3]) R$ 111.457 mil
PIB per capita (IBGE/2005[3]) R$ 4 210,00

Mutum é um município brasileiro do estado de Minas Gerais.

Etimologia

O topônimo Mutum se deve à abundância do pássaro homônimo na região na época da fundação da cidade. Mutum é a designação comum às aves galiformes da família dos cracídeos, florestais, dos gêneros Crax e Mitu, sendo várias espécies dessas aves ameaçadas de extinção. Tais animais possuem uma plumagem geralmente negra, com topete com penas encrespadas ou lisas e bico com cores vivas.

História

Os primeiros habitantes de Mutum foram os índios Botocudos, que vieram da região do recôncavo baiano, expulsos pelos índios guaranis por motivos bélicos. Mutum fica na região que outrora foi denominada Região das Matas. Cidade com muitas belezas naturais, incluindo inúmeras cachoeiras, tornou-se ponto atrativo para quem gosta da natureza. O município conta com atrações turísticas não muito conhecidas, tal como um parque arqueólogico indigena que foi descoberto pela Família dos Rodrigues da Fonseca. Conta nos dias de hoje com uma grande festa que se dá no mês de Julho, uma Exposição Agropecuária e uma grande feijoada, conhecida no Brasil inteiro. A cidade também é conhecida por ter sido palco do romance Campo Geral do escritor brasileiro João Guimarães Rosa.

Geografia

Sua população estimada em 2004 era de 26.515 habitantes.

A população atual estimada é de cerca de 27 mil habitantes. Sendo aproximadamente:

  • População feminina 13.143
  • População masculina 13.550
  • População urbana 11.914
  • População rural 14.779

Você pode conhecer muito da beleza natural e urbana do Município através de muitas fotos postadas nos sites; panoramio.com, baixaki.com.br, citybrazil.com.br, ferias.tour.br e no wikpedia.com.br.

Localização geográfica

O município de Mutum localiza se na região do Rio Doce do Estado de Minas Gerais e pertence a microrregião homogênea Vertente Ocidental do Caparaó.Possui uma área de 1.256,08 km², sendo limitado ao norte pelos municípios de Aimorés e Pocrane,ao sul pelos municípios de Chalé e Lajinha, a leste por Ibatiba (ES), Brejetuba (ES) e Afonso Cláudio (ES) e a oeste por Taparuba e Conceição de Ipanema.O município possui 6 distritos; Sede, Ocidente, Roseiral, Centenário, Humaitá e Imbiruçu, 3 povoados; Santa Rita, Santa Efigênia, Lajinha do Mutum e 54 comunidades.

A sede do município encontra se a 240 metros de altitude e tem sua posição determinada pelas coordenadas 19°49’01" Latitude Sul e 41°26’18" Longitude Oeste.

Mutum é servida pela rodovia MG-108 que faz ligação com a BR-262 na direção sul, asfaltada e na direção norte, com a BR-474 que dá acesso a cidade de Aimorés, parte asfaltada 42 km e parte sem asfalto 28 km.

Distâncias entre Mutum e alguns centros urbanos do país:

Hidrografia

É banhada pelos rios São Manoel, Mutum e José Pedro.

Relevo

Seu relevo é composto em parte por várzeas, influência das baixadas do Rio Doce onde podemos encontar várias lagoas e, em parte por montanhas. O Município é o limite onde terminam as baixadas e começam as elevações que vão terminar na Serra do Caparaó. No Município há várias elevações onde destacam-se; a Pedra do Gaspar, a Pedra Santa ou Pedra Pirraça, a Pedra de Santa Elisa e principalmente a Pedra Invejada, uma das mais belas paisagens do interior mineiro.

Devido ao desnível entre a baixada e as elevações, no Município existem várias e belas cahoeiras, principalmente no Rio São Manoel.

Clima

O clima de Mutum é mesotérmico, do tipo tropical úmido. Situado nos limites meridionais da Zona Intertropical, apresenta significativas variações entre as temperaturas media anual, media máxima anual e media mínima anual.O verão é muito quente, com medias oscilando entre 22°C e 31°C.A temperatura nos 3 meses mais frios é de 19°C,essas variações ocorrem devido ás variações de altitude e influência das massas de ar.

Vegetação

A vegetação predominante no município é a de Mata Atlântica. Suas árvores mais altas atingem geralmente de 25 a 30 metros de altura. Predomina a floresta subcaducifólia tropical, rica em cipós e epífitas. A peroba (Aspidosperma sp.), o Cedro (Cedrella spp), o Jacarandá (Machaerium villosum), o Palmito (Euterpe edulis), o Pau-Brasil (Caesalpina echinata) e o Ipê amarelo (Tabebuia sp) foram espécies exploradas na Mata Atlântica.

Além de madeira, a Mata Atlântica contribuiu muito com seus solos para o desenvolvimento econômico do Município. A maior parte deles pertence ao grupo dos latossolos vermelho-amarelos, entre os quais se inclui a terra roxa, propícia ao cultivo do café e nos quais se instalaram várias culturas tais como; cana-de-açúcar, milho, arroz e feijão. No que tange às pastagens, o capim colonião (Panicum maximum) vegeta de forma agressiva quase naturalmente, apresentando elevado potencial nutritivo.

Infelizmente o Município está sendo invadido por plantações de eucaliptos que destrói a vegetação nativa, transformando numa monovegetação. O eucalipto está contribuindo para o êxodo rural, devido ao fato de não gerar mão de obra no campo, uma vez que só há trabalho na plantação e na colheita (corte) que é feita por máquinas.

Outro mal que a plantação de eucaliptos causa, é o extermínio da produção de café e cereais que serviria para a alimentação, bem como ocupa os antigos pastos extinguindo a criação de gado que é tradicional na região, além da destruição da fauna nativa, que fica sem alimentos e seu habitat.

Economia

Mutum é um município cujo o principal setor econômico é o agropecuário, com base produtiva primária assentada principalmente na produção de café, milho e feijão, além de importante rebanho de gado.

Referências

  1. «Estimativas da população para 1º de julho de 2009» (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 14 de agosto de 2009. Consultado em 16 de agosto de 2009 
  2. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  3. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 19 de dezembro de 2007. Consultado em 11 de outubro de 2008 

Ligações externas

Predefinição:Microrregião de Aimorés

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.