Mutya Buena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mutya Buena
Informação geral
Nome completo Rosa Isabel Mutya Buena
Também conhecido(a) como Mutya
Nascimento 21 de Maio de 1985 (29 anos)
Origem Kingsbury, Londres
País  Inglaterra
Gênero(s) Pop, R&B, Soul, Dance
Ocupação(ões) cantora e compositora
Instrumento(s) Vocal
Período em atividade 1998-presente
Gravadora(s) London, Island, Universal, Polydor
Afiliação(ões) Sugababes, Mutya Keisha Siobhan, Amy Winehouse
Página oficial mutyabuena.com

Rosa Isabel Buena, apelidada de Mutya, é uma cantora e compositora inglesa. Nasceu no dia 21 de maio de 1985 em Kingsbury, Londres, filha de um pai filipino e de uma mãe irlandesa. Mutya Buena, como é conhecida profissionalmente, ficou conhecida no mundo da música por ter feito parte durante 7 anos da banda pop inglesa Sugababes, até ter saído do grupo em 2005, deixando suas duas companheiras Keisha Buchanan e Heidi Range no início da divulgação do novo álbum da banda que já havia alcançado o 1º lugar com o single "Push the Button". Mutya foi substituída semanas depois pela cantora Amelle Berrabah.

Em 20 de Julho de 2012, Buena e suas antigas companheiras de Sugababes, Donaghy e Buchanan confirmaram a sua reunião.[1] O trio original não será capaz de lançar músicas sob o nome "Sugababes", como ele ainda estáva sendo usado no momento pelos atuais membros do banda. Elas em vez disso, vão lançar músicas sob o nome de nova banda, Mutya Keisha Siobhan.[2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Mutya Buena e sua família vivem em Kingsbury, Londres. O nome "Mutya" vem do Tagalog e quer dizer "musa" ou "mulher linda". Ela tem cinco irmãos (Bayani, Charlie, Chris, Danny, Roberto) e três irmãs (Ligaya, Dalisay e Maya, que morreu em 2002). No dia 23 de março, Mutya deu luz a Tahlia, sua primeira filha. Acredita-se que o nascimento de sua filha tenha sido o motivo dela ter deixado as Sugababes em 2005.

Sugababes (1998-2005)[editar | editar código-fonte]

Mutya começou sua carreira musical como umas das três integrantes do grupo feminino pop Sugababes (Formação original: Keisha Buchanan, Mutya Buena e Siobhán Donaghy), Siobhán deixa as Sugababes (Segunda formação: Keisha Buchanan, Mutya Buena e Heidi Range) e a terceira formação: Keisha Buchanan, Heidi Range e Amelle Berrabah. Mutya teve muitos sucessos com as Sugababes e alcançou o 1º lugar inúmeras vezes. Após ter deixado as Sugababes, foi substituída poucas semanas depois por Amelle Berrabah.

Mutya deixou oficialmente a banda no dia 21 de dezembro de 2005, e desde então, não falou mais com a companheira Heidi Range, mas falou com Keisha. Após ter deixado a banda, Mutya tentou fazer uma "trégua" com a banda quando as mesma se apresentaram no programa inglês "CD:UK", mas sem muito sucesso, pois Heidi disse estar muito chocada ainda para falar com Mutya.

Carreira solo (2005-2007)[editar | editar código-fonte]

Depois de deixar as Sugababes em dezembro de 2005, Mutya fechou contrato com a gravadora Universal Records e começou a trabalhar em cima de músicas para o seu CD solo. Ela criou uma página no MySpace no dia 25 de abril de 2006 e desde então, tem utilizado-a para conversar com fãs e no começo, para postar músicas demo. Algumas das demos que não entraram no álbum foram: "Love Story", "2 the Limit", "Wonderful", "Darkside", "Sunshine", "Addiction", "Give Back (featuring Tah-Mac)", "Call Back, Or Drop Dead", "Untitled" (os fãs a chamam de "Where You'll Find Me"), "If We're Ever Gonna Be", "Hollow", "Not a Love Song", e duas músicas que foram distribuídas juntamente com outros cantores em um CD chamado Notting Hill Carnival Mixtape: "Addiction (Remix)" e "Keep Your Head Up" com os artistas Shola Ama, Sadie Ama e Mention Kid.

Para o seu álbum solo, Mutya trabalhou com vários artistas incluindo Tah Mac, MC Viper, George Michael, Groove Armada e Amy Winehouse. Em 2006, ela participou da turnê do álbum 25 de George Michael, cantando o dueto "This Is Not Real Love". A música se encontra no CD de George Michael e no de Mutya, só que com um toque mais R&B. Depois de trabalhar com George, Mutya se envolveu com o grande grupo de música tecno Groove Armada, e juntos criaram a música "Song 4 Mutya (Out Of Control)", que será o segundo single tanto do álbum dela quando do álbum "Soundboy Rock" do Groove Armada. Esta música foi associada como a melhor música pop de 2007, segundo o site PopJustice.[3]

Mutya Buena lançou o seu CD solo Real Girl no dia 4 de junho de 2007, lançando o seu primeiro single, "Real Girl" também, no dia 14 de maio (somente para downloads) e no dia 28 de maio (CD físico). O single chegou até o top 3 das paradas britânicas, perdendo somente para a cantora Rihanna com o seu single "Umbrella". A música possui uma batida utilizada na música "It Ain't Over 'Till It's Over" do Lenny Kravitz, e foi produzida pela companhia Full Phatt. O álbum chegou ao 10º lugar na sua primeira semana.

Mutya Keisha Siobhan (2011-presente)[editar | editar código-fonte]

Em outubro de 2011, vários pontos de notícias informou que a formação original das Sugababes iria reformar.[4]

Em julho de 2012, foi oficialmente confirmado que o grupo tinha reformado sob o nome de Mutya Keisha Siobhan e foram escrevendo músicas para um novo álbum na gravadora Polydor.[5] O nome foi oficialmente registrado pela União Europeia em 27 de junho de 2012.[6]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Com Sugababes
Álbuns
  • Real Girl (2007)
  • Sound of Camden: Mutya Buena (2010)
Singles

Referências

  1. Original Sugababes Confirm Reunion!. MTV.co.uk. Página visitada em 26 de julho de 2012.
  2. Original Sugababes come up with catchy new relaunch name... Mutya Keisha Siobhan. Daily Mail (19 de julho de 2012). Página visitada em 26 de julho de 2012.
  3. A opinião do site PopJustice sobre a música "Song 4 Mutya (Out Of Control)"
  4. Sugababes original lineup to reform?. Digital Spy (19 de outubro de 2011). Página visitada em 26 de julho de 2012.
  5. Original Sugababes regroup as Mutya Keisha Siobhan. BBC Radio 1. Página visitada em 26 de julho de 2012.
  6. Saunders, Louise (20 de julho de 2012). Original Sugababes come up with catchy new relaunch name... Mutya Keisha Siobhan. Daily Mail (Daily Mail and General Trust). Página visitada em 26 de julho de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]