Muwatalli II

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Maio de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Cerco egípcio e defesa hitita da cidade fronteira de Dapur.

Muwatalli II (em egípcio mwTnrA[1] ) foi um rei hitita (1295 a. C.-1272 a. C.[2] ), famoso por sua participação na Batalha de Kadesh. Seu reinado destacou-se pelas contínuas guerras contra as tribos kaskas do norte e com o Egito no Levante.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Muwatalli II era filho de Mursil II e o sucedeu após sua morte.[3] No começo de seu reinado teve de enfrentar algumas rebeliões em Arzawa, lideradas pelo nobre hitita Piyamaradu; estas revoltas foram sufocadas apóes uma série de campanhas vitoriosas, embora Piyamaradu tenha buscado refúgio nos reinos vizinhos e continuado com suas tentativas de levar os reinos da Anatólia ocidental à revolta.

Com a ascensão da XIX dinastia egípcia, Muwatalli temeu pela segurança das posições hititas no Levante e na Síria. Para tentar combater o renascimento egípcio, o rei tomou a decisão de mudar a capital do reino de Hattusa para Tarhuntassa,[4] situada mais ao sul e, portanto, mais distante dos territórios ameaçados pelos egípcios e dos kaskas.

Muwatalli deixou a proteção do norte com seu irmão Hattusil III, que conseguiu conquistar vários territórios aos kaskas. Enquanto o rei se preparava para um choque contra os egípcios, Adadenirari I da Assíria capturou o reino de Mitani que, por esta época, era apenas uma sombra de seu antigo poderio.

Com a ascensão ao trono do enérgico Ramsés II no Egito, a guerra se tornou inevitável. No quarto ano de seu governo, Ramsés partiu até a Síria, e no quinto ano,[carece de fontes?] em 1274 a.C., teve lugar a batalha de Kadesh, no vale médio do Rio Orontes; embora o resultado deste combate não seja claro, parece que Ramsés teve uma vitória tática, mas teve que admitir que o vale havia sido tomado pelos hititas.[5] O tratado de paz foi celebrado entre Ramsés II e Hatusil III, irmão de Muwatalli, chamado, em hitita, de Hattusili e, em egípcio, de Khetasar.[1]

Muwatalli também se envolveu com Troia: em 1290 a.C., um aventureiro de nome Piyamaradu tentou se tornar rei de Mira, uma cidade no vale do Rio Menandro, e teve o apoio do irmão do rei de Ahhiyawa, chamado Tawagawala, reconstruído como *Etewokleweios, ou, como é mais conhecido em grego, Etéocles. Uma das cidades que apoiaram Piyamaradu foi Millawanda, uma das cidades dos Ahhiyawan, a versão, em hitita, de aqueus. Quando o rebelde atacou Wilusa (Troia), o seu rei, Alaksandu (provavelmente o mesmo Alexandre da Ilíada) pediu socorro, e Muwatalli ordenou ao rei de Seha, cidade nos vales do Caicus e Hermus, que defendesse Wilusa, porém este foi derrotado por Piyamaradu. Os exércitos hititas então socorreram Wilusa, que se tornou um vassalo dos hititas, fato registrado em um tratado datado de 1272 a.C., que sobrevive em pelo menos seis cópias, e no qual o deus troiano de nome Apaliunas (Apolo) é invocado como garantia.[6]

Referências

  1. a b Tratado de paz entre Ramsés II e Hattusili III [em linha]
  2. Jona Lendering, Ancient Kings (1300-1200) [em linha]
  3. Bryce, Trevor. The Kingdom of the Hittites. 1ª. ed. New York: Oxford University Press, 1998. p. 241. ISBN 0-19-924010-8.
  4. cf. 'A mudança da sede real para Tarhuntassa' em Bryce, Trevor. The Kingdom of the Hittites. new edition. ed. [S.l.]: Oxford University Press, 2005. p. 230. ISBN 978-0-19928132-9.
  5. Jona Lendering, Orontes [em linha]
  6. Jona Lendering, Troy / Wilusa / Illium, Troy VI: Wilusa [em linha]

Caixa de sucessão baseada em Jona Lendering

Precedido por
Mursil II
Anexo:Lista de reis hititas
1295 a.C. - 1272 a.C.
Sucedido por
Mursil III
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.