My Friend Irma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
My Friend Irma
Amiga da Onça (BR)
 Estados Unidos
1949 • Preto e branco • 102 min 
Direção George Marshall
Produção Hal B. Wallis
Roteiro Cy Howars
Parke Levy
Elenco John Lund
Marie Wilson
Diana Lynn
Don DeFore
Dean Martin
Jerry Lewis
Gênero Comédia
Idioma Inglês
Música Roy Webb
Figurino Edith Head
Cinematografia Leo Tover
Edição LeRoy Stone
Estúdio Paramount Pictures
Distribuição Paramount Pictures
Página no IMDb (em inglês)

My Friend Irma (no Brasil, Amiga da Onça) é um filme de comédia de 1949 dirigido por George Marshall. É baseado na série My Friend Irma de 1947 e marca a estreia da dupla Dean Martin e Jerry Lewis no cinema.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Irma Peterson (Marie Wilson) e Jane Stacey (Diana Lynn) são duas amigas que moram juntas em um apartamento em Nova York.

As duas tem personalidades completamente diferentes. Irma é um pouco atrapalhada e cheia de boas intenções, já Jane é uma moça madura e decidida com o que quer fazer de sua vida e muito ambiciosa. Ela planeja se casar com um homem rico e sendo assim, ela arruma um emprego como secretária de um chefe milionário chamado Richard Rhinelander (Don DeFore). Irma também está apaixonada mas por um agente de artistas chamado Al (John Lund) e que está tentando se tornar rico o mais rápido possível.

Al acaba conhecendo em uma nightclub, Steve Laird (Dean Martin) e Seymour (Jerry Lewis). Os dois são uma dupla que estão ainda no caminho do sucesso e Al prometeram aos dois que iriam torná-los famosos e que iriam tirá-los do buraco. Sendo assim, Al os propuseram de largar esse emprego e se mudar para o apartamento de Jane. Jane fica furiosa e de inicio, não deixa os dois ficarem. Mas Irma, cheia de boas intenções, deixa os dois morarem com elas. Passa o tempo, e Jane acaba se apaixonando por Steve e ele por ela, mas após descobrir que ela iria se casar com um milionário, Steve fica chateado e depois de sua noite de estreia no emprego de Al, ele acaba voltando ao seu antigo emprego. Por outro lado, Irma acaba se envolvendo na situação e chateadíssima, decide por um fim em sua vida. Mas isso não acontece, quando ela acaba sabendo sobre uma quiz de uma rádio que foi feita exclusivamente para ela e se ela acertasse, ganharia cinquenta mil dólares.

Irma, entusiasmada, vai atrás desse quiz e por fim acaba ganhado o prêmio. Com o prêmio, a felicidade predomina e a situação de todos acabam melhorando.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • John Lund: Al
  • Marie Wilson: Irma Peterson
  • Diana Lynn: Jane Stacy
  • Don DeFore: Richard Rhinelander III
  • Dean Martin: Steve Laird
  • Jerry Lewis: Seymour
  • Hans Conried: Professor Kropotkin
  • Kathryn Givney: Mrs. Rhinelander
  • Percy Helton: Sr. Z. Clyde
  • Gloria Gordon: Sra. O'Reilly
  • Jack Mulhall: Fotógrafo (não-creditado)[1]

Informações[editar | editar código-fonte]

Primeiro filme de Jerry Lewis e Dean Martin.

As filmagens foram de Fevereiro até Abril de 1949.

Quando a data das filmagens estavam marcadas, o produtor Hal B. Wallis achou que poderia ser arriscado demais estrear a dupla Martin & Lewis no cinema. Eles foram bem preparados antes de assinar um contrato com a Paramount.

Jerry Lewis de começo, iria interpretar um personagem de personalidade correta. Após um dia de teste, a produção viu que o personagem escolhido não tinha nada a ver com ele. Considerando que fazendo esse personagem, ele abandonaria a fórmula de sucesso de sua parceria com Dean Martin ("o inteligente e o bobo"/"o certinho e o atrapalhado"), Jerry foi franco e deu a ideia de seu personagem obviamente ter uma personalidade oposta a do personagem de Martin (que é o que a dupla sempre implantou em suas apresentações). Sendo assim, o personagem Seymour foi incluído no roteiro do filme.

O filme é baseado em uma série de 1947 com o mesmo nome transmitida pela CBS Radio. A série teve sete temporadas. Marie Wilson, Hans Conried e Gloria Gordon são os únicos atores que repetiram os mesmos personagens da série no filme. De início, seria o ator Felix Bressart que faria o personagem Professor Kropotkin mas durante a produção do filme, ele veio a falecer dando o lugar a Hans Conried refazendo o personagem. Em 1952, a série se transformou em sitcom e foi ao ar pela CBS até 1954.

Seguido por My Friend Irma Goes West. É a primeira e única sequência da qual a dupla Martin & Lewis participa.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]