My Immortal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"My Immortal"
Single de Evanescence
do álbum Fallen
Lançamento 8 de dezembro de 2003
Formato(s) CD single, download digital
Gravação 2002–2003; NRG Recording Studios, Califórnia
Gênero(s) Piano rock, rock gótico
Duração 4:26 (versão do álbum)
4:33 (versão da banda)
Gravadora(s) Wind-up Records
Composição Amy Lee, Ben Moody
Produção Dave Fortman
Certificação(ões) Ouro (RIAA)
Platina (ARIA)
Informações sobre o vídeo musical
Gravação 10 de outubro de 2003
Diretor(es) David Mouldy
Duração 4:33
Cronologia de singles de Evanescence
Último
Último
Going Under
(2003)
Everybody's Fool
(2004)
Próximo
Próximo
Lista de faixas de Fallen
Último
Último
"Everybody's Fool"
(3)
"Haunted"
(5)
Próximo
Próximo

"My Immortal" é uma canção da banda de rock americana Evanescence. Foi lançada em 8 de dezembro de 2003 como o terceiro single do álbum Fallen. A canção foi inteiramente escrita pelo ex-guitarrista da banda, Ben Moody com exceção da ponte, na qual foi adicionada posteriormente pela vocalista e pianista Amy Lee, e produzida por Dave Fortman. "My Immortal" foi incluída nos EPs: Evanescence (1998) e Mystary (2003) além da fita demo Origin (2000). A versão inserida em Origin foi mais tarde incluída em Fallen, com uma outra versão denominada "versão da banda", pela adição dos instrumentos na ponte e no refrão final.

"My Immortal" é uma canção Piano rock escrita em ritmo lento e livre. Moody usou como inspiração a morte de seu avô. Liricamente, diz sobre "um espírito que permanece com você após a sua morte e te assombra até que você realmente deseje que ele vá embora".[1] A recepção da crítica para com a canção foram positivas, elogiando a melodia do piano. Em 2005 recebeu uma nomeação para "Prêmio Grammy para Melhor Performance Pop por um Duo ou Grupo com Vocais" no 47º Grammy Award. Também obteve sucesso comercial, atingindo boas posições em dezenas de países. A canção figurou a sétima posição da Billboard Hot 100, além de liderar as paradas do Canadá, Grécia e da Adult Pop Songs. O single recebeu certificação de ouro nos Estados Unidos, e certificação de platina na Austrália.

O videoclipe da canção foi dirigido por David Mouldy, e filmado interamente em preto e branco em El Gòtic, Barcelona, no dia ​​10 de outubro de 2003. O vídeo mostra Lee sentada e cantando em diversos locais, porém ela nunca toca o chão. Imagens de Moody também são mostradas, mas ele não está junto com a banda ou Amy. O vídeo foi indicado na categoria de "Melhor Vídeo de Rock" no MTV Video Music Awards 2004. A canção foi executada pela banda durante a turnê Fallen Tour e The Open Door Tour. Também foi apresentada ao vivo durante algumas de suas aparições na televisão e nas cerimônias de premiação, como o Billboard Music Awards.

Videoclipe[editar | editar código-fonte]

O videoclipe é todo em slow motion e em preto e branco. Ele mostra Amy interpretando um fantasma ), com um vestido branco, os pés descalços e várias ataduras pelo corpo. Pode-se interpretar o vídeo como um casal que tinha uma ligação muito forte e que houve uma separação brusca - como a morte, por exemplo - e nenhum dos dois consegue se livrar da presença do outro.

Faixas[editar | editar código-fonte]

  1. "My Immortal (versão da banda)" - 4:33
  2. "My Immortal (versão do álbum)" - 4:25
  3. "Haunted (ao vivo no AOL Sessions)" - 3:12
  4. "My Immortal (ao vivo em Colônia)" - 4:18

Créditos[editar | editar código-fonte]

Os créditos foram adaptados do encarte do álbum Fallen.[1]

Trívia[editar | editar código-fonte]

  • Essa música foi usada pela TV mexicana em um documentário sobre a vida do papa João Paulo II, levado ao ar dois meses após sua morte, em 2005.
  • Vários programas televisivos usaram My Immortal para prestar algum tipo de homenagem a celebridades falecidas, como o ambientalista e documentarista australiano, Steve Irwin, morto numa filmagem na Grande Barreira de Corais daquele país, em 2006.
  • No filme Demolidor esta música também aparece.
  • Em Malhação foi usada a versão remixada
  • Stephenie Meyer acrescentou a música ao seu playlist do 2° livro da Saga Crepúsculo, Lua Nova.
  • Uma versão ao vivo foi inserida no single de Lost in Paradise.
  • Na terceira temporada de Smallville: As aventuras do superboy. Podemos ouvi–lá no 19° Episódio: Lembranças.

Referências

  1. a b (2006) Créditos do álbum Fallen por Evanescence. Wind-up Records.