Mykola Leontovych

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mykola Leontovych
Mykola Leontovych
Nascimento 13 de dezembro de 1877
Monastirok
Morte 23 de janeiro de 1921 (43 anos)
Markivka
Cidadania Império Russo, República Popular da Ucrânia, República Socialista Soviética da Ucrânia
Alma mater
  • Seminário Teológico Kamenets-Podolsky
Ocupação maestro, compositor, professor de música
Empregador(a) Academia Nacional de Música Tchaikovsky da Ucrânia
Obras destacadas Carol of the Bells

Mykola Dmytrovych Leontovych (em ucraniano Микола Дмитрович Леонтович; Monastirok, 1 de dezembro jul./ 13 de dezembro de 1877 greg. – Markivka, 23 de janeiro de 1921) foi um compositor ucraniano, regente de coral, sacerdote e professor de renome internacional.[1] Sua música foi inspirada por Mykola Lysenko e a escola de música nacionalista da Ucrânia, junto com Kyrylo Stetsenko, Alexander Koshetz, Yakiv Stepovy e Viktor Kosenko. Leontovych se especializou em música para coro a cappella, variando de composições originais a música de igreja e arranjos elaborados de música popular.

Leontovych nasceu e foi criado na região de Podolia, no Império Russo. Ele foi educado como sacerdote no seminário teológico de Kamianets-Podilskyi, e aprofundou sua educação musical na Capela da Corte de São Petersburgo, além de lições particulares com Boleslav Yavorsky. Com a independência do Estado Ucraniano na revolução de 1917, Leontovych se mudou para Kiev onde trabalhou no conservatório da cidade e no Instituto de Música e Drama Mykola Lysenko. Ele é reconhecido internacionalmente pela composição Shchedryk (“Os sinos”)[2] em 1904 (estreiada em 1916). É também considerado um mártir da Igreja Ortodoxa Oriental da Ucrânia, na qual ele também é lembrado por sua liturgia, a primeira composta em língua vernácula (especificamente em ucraniano moderno). Foi assassinado em 1921 por um agente soviético.

Durante sua vida, as composições e os arranjos de Leontovych se tornaram populares entre grupos profissionais e amadores pela Ucrânia. Apresentações de seus trabalhos na Europa oriental e no norte da África valeram seu apelido de “Bach ucraniano”[3] na França. Fora sua incrivelmente popular Shchedryk, a música de Leontovych é apresentada principalmente na Ucrânia e na diáspora Ucraniana.

Referências

  1. Wytwycky, Wasyl. "Leontovych, Mykola". Encyclopedia of Ukraine (em inglês). Visitado em 31-12-2007.
  2. Carol of the Bells Arquivado em 28 de março de 2012, no Wayback Machine., por Sean Spurr, Carols.co. (em inglês)
  3. МИКОЛА ЛЕОНТОВИЧ - БАХ У ХОРОВІЙ МУЗИЦІ (Mykola Leontovych - Bach na música coral) (em ucraniano)