Myst

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Myst logo.png
Desenvolvedora Cyan
Publicadora(s) Brøderbund, Midway Games, Mean Hamster Software, Sunsoft, Maximum Family Games, Funbox Media
Diretor Rand Miller
Robyn Miller
Produtor Laurie Strand
Designer Rand Miller
Robyn Miller
Compositor(es) Robyn Miller
Plataforma(s) Mac OS, Sega Saturn, PlayStation, 3DO, Microsoft Windows, Atari Jaguar CD, CD-i, AmigaOS, PlayStation Portable, Nintendo DS, iOS, Nintendo 3DS
Série Myst
Data(s) de lançamento
Gênero(s) Aventura gráfica
Quebra-cabeça
Modos de jogo Um jogador
Classificação Inadequado para menores de 6 anos i ESRB (América do Norte)
Permitido para todas as idades i OFLCA (Austrália)
Inadequado para menores de 3 anos i PEGI (Europa)
Permitido para todas as idades i USK (Alemanha)
Mídia CD-ROM
Distribuição digital
Idioma Inglês
Último
Último
Riven
Próximo
Próximo

Myst é um jogo eletrônico projetado e dirigido pelos irmãos Robyn e Rand Miller. Ele foi desenvolvido pela Cyan em Spokane, Washington, e publicado pela Brøderbund. Os Miller começaram o trabalho em Myst em 1991, lançando-o para Mac OS em 24 de setembro de 1993; foi o maior projeto da história do estúdio. Remakes e portabilizações do jogo foram lançadas para Sega Saturn, PlayStation, 3DO, Microsoft Windows, Atari Jaguar CD, CD-i, AmigaOS, PlayStation Portable, Nintendo DS, iOS e Nintendo 3DS pelas publicadoras Midway Games, Mean Hamster Software e Sunsoft.

Myst coloca o jogador na pele do Estranho, que usa um livro especial para viajar até a ilha de Myst. Lá, o jogador usa outros livros especiais escritos por um artesão e explorar chamado Artus para viajar por vários mundos conhecidos como "Eras". Pistas encontradas em cada uma das Eras ajudam a revelar as histórias dos personagens. O jogo possui vários finais diferentes, dependendo das ações tomadas pelo jogador.

Ao ser lançado, Myst foi um grande sucesso, com os críticos elogiando a capacidade do jogo de imergir os jogadores em seu mundo ficcional. O jogo foi o título mais vendido para PC na história até o lançamento de The Sims em 2002. Myst ajudou na popularização no recém-criado formato CD-ROM. Seu sucesso gerou quatro sequências diretas e vários outros jogos e romances spin-off.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.