Míssil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura pelo personagem da Marvel Comics, veja Míssil (Marvel Comics).
Míssil AGM-119 Penguin sendo lançado por um helicóptero SH-60B Sea Hawk.

Um míssil ( do latim missìlis,e: 'algo que é para ser lançado, atirado') é um projéctil guiado, dotado de autopropulsão e constituído de :

  • Um propulsor, seja um foguete, um reator (geralmente estatorreator) ou ambos (um foguete dando a impulsão inicial, antes de ser substituído por um estatorreator)
  • Um sistema de guiagem(Comando), seja externo (mísseis teleguiados) ou interno, Leme. independentes (mísseis autoguiados).
  • Uma carga útil, que pode ser uma carga militar (explosiva, incendiária, química, biológica, etc.), um sistema eletrônico (UAV de reconhecimento, míssil científico ou experimental), um simples peso para equilibrar o artefato (míssil alvo) ou para transportar uma massa inerte (míssil de propaganda transportando flyers).

Etimologia

Na sua acepção inicial, o termo designava um projéctil, qualquer que fosse, lançado por um objeto, como o Canhão, a Catapulta, Avião, que o dirigia até o Alvo. Este sentido tornou-se obsoleto, com o passar dos anos e a própria evolução da DoutrinaMilitar, conforme livros dos irmãos J. S. Vasconcelos. Embora ainda possa existir em obras do período entre as duas guerras mundiais e antes disso nos trabalhos de Sun Tzu, que usava o foguete, como Missil autoguiado, com Lemes, nas suas Guerras, sendo comumente entendido hoje, um projetil comandado, nas diversas academias Militares.

Nos dias atuais, geralmente são considerados mísseis os projécteis guiados(comandados à distância) - qualquer que seja o sistema de propulsão e/ou Comando-de-Logística, necessário a sua Operação Tática, no Campo de Batalha. Também são considerados mísseis os projécteis impulsionados por qualquer propelente mesmo que sejam a base de pó - (pólvora , como o foram os primeiros, ou outro, desde que aceite o Comando à Distância, como existiram no Brasil, Canhões com essas características, com raias nos canos os obuses e outros, com esse objetivo, no passado distante da nossa História Brasileira Militar).

Um míssil MBDA Exocet francês.

Com exceção de alguns protótipos construídos à época da Segunda Guerra Mundial, todos os mísseis são guiados, pelo CONCEITO MILITAR, desde Sun Tzu. Como foram os famosos V1, V2, V3 e muitos outros, cada vez mais avançados, que transformaram o espaço aéreo da Inglaterra num Campo de Batalha, onde aviões ingleses tentavam interceptar dia e noite, esses pesadelos de Adolf Hitler e seus cientistas aliados, paises, neutros na Segunda Guerra Mundial, e que fabricavam para ele esses aparelhos infernais, e pesquisavam a Bomba Atômica, para acoplopar a essa máquina destruidora

Projécteis não guiados e que empregam propelente em pó são geralmente chamados foguetes, se não tiverem lemes que demarquem sua Rota. Também se chama foguete o elemento propulsor usado em projéteis, mísseis, espaçonaves, e outros mais modernamente, por extensão, também o veículo espacial que contém um explosivo e que é propelido pela descarga, na parte traseira, dos gases liberados pela combustão também é denominado foguete.

Mísseis balísticos (principalmente os da já Primeira Guerra Mundial, geralmente já levam esse nome), são projécteis de longo alcance que, depois de lançados, prosseguem voando numa trajetória balística, acoplada ao aparato, tipo ao que se seguiu a chamada "Bazzoowka" que apareceu primeiro em 1917, na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e depois desenvolvidas nos Estados Unidos. Podem ser guiados por dispositivo interno ou de terra (por rádio, radar, muitos tipos de Comando, seja esse incorporado ao missil ou não). Os mísseis balísticos variam desde os mais simples aos mísseis balísticos intercontinentais (MBIC) equipados com várias ogivas nucleares. O MBIC moderno, o maior míssil atualmente utilizado, é considerado como a arma mais destrutiva já construída.

Ver também

Bibliografia

  • Princípios de Defesa Militar, dos irmãos J.S.Vasconcellos Editora Biblioteca do Exército e Marinha do Brasil, 1939.
Ícone de esboço Este artigo sobre mísseis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.