Nápoles

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde janeiro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Nápoles
Napoli - Castello Maschio Angioino.jpg
Bandeira de Nápoles
Bandeira
Brasão de armas de Nápoles
Brasão de armas
Nápoles está localizado em: Itália
Nápoles
Localização de Nápoles na Itália
40° 50' N 14° 15' E
País  Itália
Região Flag of Campania.svg Campânia
Província Provincia di Napoli-Stemma.svg Nápoles
Área
 - Total 117 km²
Altitude 17 m (56 pés)
População
 - Total 993 386
    • Densidade 8490/km2 
Código Postal 80100
Código ISTAT 063049
Comunas limítrofes Arzano, Casandrino, Casavatore, Casoria, Cercola, Marano di Napoli, Melito di Napoli, Mugnano di Napoli, Portici, Pozzuoli, Quarto, San Giorgio a Cremano, San Sebastiano al Vesuvio, Volla
Prefixo telefônico 081
Fiscal F839
Orago padroeiro São Januário de Benevento (San Gennaro)
Pix.gif Centro Histórico de Nápoles *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Via Toledo1.jpg
Via Toledo
País  Itália
Tipo Cultural
Critérios ii, iv
Referência 726
Região** Europa e América do Norte
Histórico de inscrição
Inscrição 1995  (19ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.
** Região, segundo a classificação pela UNESCO.

Nápoles (em italiano: Napoli; em napolitano: Napule) é uma comuna do sul de Itália, da região da Campânia, província de Nápoles, com cerca de 1 000 000 habitantes (cens. 2001) e com cerca de 4 400 000 habitantes na região metropolitana (que compreende áreas na província de Caserta, Avellino e Salerno). Nápoles é a terceira cidade mais populosa da Itália após Roma e Milão e tem a segunda ou terceira maior (dependendo dos dados) região metropolitana do país. Estende-se por uma área de 117 km², de densidade populacional 849 hab./km².[1] [2] [3]

É conhecida mundialmente pela sua história, sua música, seus encantos naturais e por ser a terra natal da pizza. O centro histórico de Nápoles é Património Mundial da UNESCO

História[editar | editar código-fonte]

Tem origem na antiga cidade grega de Neapolis. Foi conquistada pelos romanos no século IV a.C. No século VI d.C., passou para domínio bizantino e, no século VIII, constituiu-se em ducado independente. Em 1139, passou a pertencer ao reino da Sicília. A universidade foi fundada em 5 de Junho de 1224. Passou a ser, no final do século VXIII, a capital do reino. Em 1282, passou para a coroa de Aragão, sendo denominado reino de Nápoles. No século VXVIII, passou a ser independente, sendo anexado ao reino da Sardenha em 1860 e ao da Itália em 1861.

Nessa cidade, nasceram os papas: Bonifácio V, Urbano VI, Bonifácio IX, Paulo IV, Inocêncio XII.

Tecido urbano e população[editar | editar código-fonte]

Capital da província homónima e da região Campânia, é a terceira municipalidade da Itália por número de habitantes (dados do ISTAT); o último recenseamento (2006) encontra uma população de 975 139 habitantes, mais do que um sexto da população regional inteira e aproximadamente um terço da população de sua província. Atualmente a municipalidade de Nápoles é 18° da Europa por população.

A cidade em si é estendida muito além da superfície comunal, embora uma definição de seus limites não possa ser univocal. Os dados do UN de 2005 atribuem ao inteiro aglomerado da cidade uma população de aproximadamente 2 200 000 habitantes, mas vai lembado que são dados de várias fontes que variam de acordo com o método de cálculo usado (para l' aglomerado da cidade mas também sobretudo para a definição dos limites da área metropolitana).

A área metropolitana de Nápoles segundo a estima do OCSE alcançaria aproximadamente 3.100.000 habitantes, atrás de Milão e de Roma. Em outras fontes aparece ser a segunda área metropolitana da Itália por população após Milão, somente para citar algumas: o U.S. Census Bureau and Times Atlas of the World estima uma população de aproximadamente 3 milhão habitantes, enquanto os dados de Eurostat contam aproximadamente 4 milhões e as fontes SVIMEZ atribuem preferivelmente 4.392.835 distribuídos em un' área de 2.252 km², fazendo da segunda área metropolitana italiana por população.

A área metropolitana resulta ser, em todo caso, uma das mais populosas e densamente povoadas da União Europeia (em 2007 resultava ser a oitava em Europa e 86° ao mundo). Os urbanistas chamam o inteiro território urbanizado de "a grande Napoli"; o crescimento da cidade conseguiu de facto integrar municípios da província de Salerno e de Caserta.[1] [2] [3] A costa metropolitana é estendida ininterruptaamente desde Capo Miseno a Castellammare di Stabia.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Localiza-se no golfo de Nápoles, no mar Tirreno. É um porto importante e o principal centro industrial e comercial do sul do país. É, também, um centro turístico pois nos seus subúrbios localizam-se vários locais de interesse: o vulcão do monte Vesúvio, as ruínas de Pompeia e de Herculano e as ilhas de Capri e de Ísquia. O seu centro histórico foi declarado património mundial pela UNESCO.

Clima[editar | editar código-fonte]

Nápoles tem um clima tipicamente mediterrânico, com invernos moderados e chuvosos e verões quentes e secos, porém sempre refrescados pela brisa marítima que raramente falta no seu golfo. O sol esplende mediamente por 250 dias por ano [4] . A classificação climática das comunas italianas insere a cidade na zona climática C. A particular conformação morfológica do território leva a que a cidade apresente diferentes microclimas, com a possibilidade de encontrar variações atmosféricas significativas movimentando-se apenas de poucos quilómetros.

Nápoles com o Vesúvio ao fundo
Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Anual
Máximas médias °C 12 12 15 17 22 26 29 29 26 21 16 13 20
Mínimas médias °C 4 5 6 8 12 16 18 18 16 12 8 5 11
Chuvamm. 90 80 70 70 50 30 20 30 70 130 120 110 940
Fonte: Weatherbase

Arquitetura e pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Statistiche demografiche ISTAT (em italiano). Dato istat.
  2. a b Popolazione residente al 31 dicembre 2010 (em italiano). Dato istat.
  3. a b Istituto Nazionale di Statistica (em italiano). Statistiche I.Stat.
  4. http://www.portanapoli.com/Ita/body_meteo.html (em italiano) Segundo o site www.portanapoli.com

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikiquote Citações no Wikiquote
Commons Imagens e media no Commons
Commons Categoria no Commons
Wikivoyage Guia turístico no Wikivoyage
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Itália é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.